- 1 kg de carne moída (pode ser bovina, suína ou mista)
- 1 ovo
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de óleo ou azeite
- 1 colher de chá de shoyu ou molho inglês
- ½ xícara de aveia em flocos finos
- ½ xícara de molho de tomate pronto ou molho barbecue
- ½ colher de chá de sal
- 3 ramos de salsinha picada
- Recheio de sua preferência (queijo, presunto, bacon, cenoura, azeitona, etc.)
Bolo de carne: uma receita deliciosa e fácil de fazer
O modo de preparo é o seguinte:
- Preaqueça o forno a 190-200ºC e unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
- Em uma frigideira, aqueça o óleo ou azeite e refogue a cebola por 2-3 minutos, até ficar macia e começar a dourar.
- Em uma tigela, bata o ovo e adicione a cebola refogada e os demais ingredientes, exceto o recheio. Misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
- Coloque a massa de carne sobre uma folha de papel manteiga e abra com as mãos, formando um retângulo. Distribua o recheio sobre a massa, deixando uma borda livre. Enrole a massa como um rocambole, apertando bem as pontas para fechar.
- Transfira o bolo de carne para a forma e pincele o restante do molho de tomate ou molho barbecue por cima. Se quiser, cubra com fatias de bacon.
- Leve ao forno por 1 hora ou até dourar. Retire e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar e servir.
A origem do bolo de carne
O bolo de carne é uma receita que tem origem na Europa, mais especificamente na Alemanha, onde é chamado de Hackbraten. Esse prato surgiu como uma forma de aproveitar as sobras de carne e pão, que eram moídos e misturados com ovos e temperos. O bolo de carne era assado no forno ou cozido em um caldo, e servido com molhos variados. Com o tempo, o bolo de carne se espalhou por outros países, como Inglaterra, França, Itália, Suécia, Estados Unidos e Brasil, ganhando diferentes nomes, ingredientes e formas de preparo. Hoje em dia, o bolo de carne é uma receita muito popular e versátil, que pode ser adaptada ao gosto de cada um.
Acompanhamentos para bolo de carne
O bolo de carne é um prato que combina com diversos acompanhamentos, desde os mais simples até os mais elaborados. Aqui vão algumas sugestões para você experimentar:
- Purê de batatas: esse é um clássico que nunca falha. O purê de batatas é cremoso, macio e saboroso, e contrasta muito bem com o bolo de carne. Você pode fazer o purê com batatas inglesas, batatas doces, mandioquinhas ou mandiocas, e temperar com sal, pimenta, noz-moscada, manteiga e leite. Se quiser, pode gratinar o purê com queijo ralado por cima.
- Salada de folhas: para quem prefere uma opção mais leve e refrescante, a salada de folhas é uma boa pedida. Você pode usar alface, rúcula, agrião, espinafre, couve ou outras folhas de sua preferência, e temperar com sal, limão, azeite, vinagre ou molho de iogurte. Para incrementar a salada, você pode adicionar tomates, cenouras, pepinos, milho, ervilhas, queijo, presunto, frango desfiado ou outros ingredientes que gostar.
- Arroz: o arroz é um acompanhamento simples, mas que sempre agrada. Você pode fazer o arroz branco tradicional, ou variar com arroz integral, arroz de forno, arroz à grega, arroz com brócolis, arroz com cenoura, arroz com bacon, arroz com passas ou arroz com queijo. O arroz é um ótimo complemento para o bolo de carne, pois absorve o sabor do molho e deixa a refeição mais completa.
7 Dicas para fazer um delicioso arroz de carreteiro
Conclusão
O bolo de carne é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que pode ser servida em qualquer ocasião. Você pode usar a carne moída de sua preferência, e rechear o bolo com os ingredientes que mais gostar. O bolo de carne fica ótimo com molho de tomate ou molho barbecue, e pode ser acompanhado de purê de batatas, salada de folhas, arroz ou outros acompanhamentos de sua escolha. O bolo de carne é uma receita que tem origem na Europa, mas que se adaptou aos diferentes paladares e culturas ao redor do mundo. Agora que você já sabe como fazer bolo de carne, que tal experimentar essa receita em casa? Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se delicie com o bolo de carne. Deixe nos comentários a sua opinião sincera e as suas sugestões. Até a próxima!