- 200 ml de creme de leite fresco
- 4 colheres de sopa de stevia em pó
- 4 gemas de ovos
- 200 ml de café forte e quente
- 200 g de biscoitos champanhe
- Cacau em pó para polvilhar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, bata o creme de leite fresco com um fouet ou uma batedeira até formar um chantilly firme. Reserve na geladeira.
- Em outra tigela, bata as gemas com a stevia em pó até obter um creme claro e fofo.
- Misture delicadamente o creme de gemas com o chantilly, até ficar homogêneo. Esse é o creme do tiramisu.
- Em um refratário, monte o tiramisu, fazendo camadas de biscoitos champanhe umedecidos no café, e creme. Repita até acabar os ingredientes, terminando com uma camada de creme.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar.
- Na hora de servir, polvilhe cacau em pó sobre o tiramisu, usando uma peneira fina.
Qual é a origem do tiramisu de café sem açúcar?
O tiramisu de café sem açúcar é uma receita recente, que surgiu da necessidade de adaptar o tiramisu tradicional para as pessoas que querem reduzir ou eliminar o consumo de açúcar da sua dieta. O tiramisu tradicional, por sua vez, tem uma origem incerta, mas existem várias lendas e teorias sobre a sua criação. Uma delas diz que o tiramisu foi inventado no século XVII, na região da Toscana, na Itália, por um confeiteiro chamado Roberto Linguanotto, que se inspirou em uma sobremesa chamada “zuppa del duca”, que era feita com biscoitos, vinho marsala, ovos e açúcar. Outra versão diz que o tiramisu foi criado no século XX, na região do Vêneto, também na Itália, por uma dona de casa chamada Ada Campeol, que queria fazer uma sobremesa nutritiva e energética para o seu marido, que trabalhava em uma fábrica de laticínios. Ela usou os ingredientes que tinha à mão, como queijo mascarpone, ovos, açúcar, café e biscoitos, e criou o tiramisu, que significa “levanta-me” em italiano. Independentemente da sua origem, o tiramisu se tornou uma das sobremesas mais famosas e apreciadas do mundo, e ganhou diversas variações, como o tiramisu de café sem açúcar, que é uma opção saudável e saborosa para quem quer se deliciar sem exagerar.
Quais são os melhores acompanhamentos para o tiramisu de café sem açúcar?
O tiramisu de café sem açúcar é uma sobremesa que combina com vários tipos de acompanhamentos, que podem realçar o seu sabor e a sua textura. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que você pode experimentar:
- Frutas vermelhas: as frutas vermelhas, como morangos, framboesas, amoras e mirtilos, são ótimas para acompanhar o tiramisu de café sem açúcar, pois trazem um toque de acidez, frescor e cor ao prato. Você pode usar as frutas inteiras, cortadas em pedaços, ou em forma de calda, que pode ser feita cozinhando as frutas com um pouco de água e stevia em uma panela, até formar uma consistência de geleia. As frutas vermelhas também são ricas em antioxidantes, vitaminas e fibras, que fazem bem para a saúde.
- Nozes: as nozes, como castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches, são excelentes para acompanhar o tiramisu de café sem açúcar, pois trazem um toque de crocância, sabor e gorduras boas ao prato. Você pode usar as nozes inteiras, picadas, ou em forma de farofa, que pode ser feita triturando as nozes com um pouco de stevia e cacau em pó no liquidificador ou no processador. As nozes também são ricas em proteínas, minerais e ômega-3, que fazem bem para o cérebro, o coração e a pele.
Biscoitos de Aveia e Banana: Uma Opção Prática e Saudável
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um tiramisu de café sem açúcar, uma receita que é uma alternativa saudável e deliciosa ao tiramisu tradicional. Você também aprendeu sobre a origem e os benefícios do tiramisu de café sem açúcar, e algumas sugestões de acompanhamentos que podem deixar o seu prato ainda mais gostoso. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer o tiramisu de café sem açúcar na sua casa. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos, e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima! 😊