- 4 ovos
- 120 g de açúcar
- 120 g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
O modo de preparo é o seguinte:
- Preaqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga.
- Separe as claras das gemas e bata as claras em neve com uma batedeira. Reserve.
- Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e fofo.
- Peneire a farinha de trigo com o fermento e adicione aos poucos à mistura de gemas, mexendo delicadamente com uma espátula.
- Incorpore as claras em neve à massa, também com cuidado, para não perder o ar.
- Coloque a massa em um saco de confeitar com um bico liso e faça tiras de cerca de 10 cm de comprimento e 2 cm de largura na assadeira, deixando um espaço entre elas.
- Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve ao forno por 15 minutos, ou até dourarem levemente.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Qual é a origem do biscoito champagne?
A origem do biscoito champagne é incerta, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que o biscoito champagne foi criado no século XV na região de Savoia, na Itália, por um cozinheiro chamado Pantaleone Cattaneo, que teria inventado o biscoito para homenagear o duque Amadeu VIII de Savoia. Outra é que o biscoito champagne foi uma adaptação do biscoito de Gênova, que era um biscoito seco e duro, que foi aprimorado com a adição de ovos e fermento, tornando-o mais macio e leve.
O que se sabe é que o biscoito champagne se tornou um sucesso na Europa, principalmente na França, onde era servido com champanhe, daí o seu nome. O biscoito champagne também foi levado para outros países, como o Brasil, onde se popularizou como ingrediente de sobremesas.
Quais são os acompanhamentos para o biscoito champagne?
O biscoito champagne é uma sobremesa que pode ser servida sozinha ou acompanhada de outras delícias. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o biscoito champagne:
- Creme inglês: O creme inglês é um creme à base de leite, açúcar, gemas e baunilha, que é cozido em banho-maria até engrossar. O creme inglês é um acompanhamento clássico para o biscoito champagne, pois traz uma textura cremosa e um sabor delicado à sobremesa. Você pode fazer o seu próprio creme inglês em casa, ou comprar pronto no supermercado.
- Doce de leite: O doce de leite é um doce típico da América Latina, que é feito de leite e açúcar, cozidos até caramelizar. O doce de leite é um acompanhamento delicioso para o biscoito champagne, pois traz uma textura pegajosa e um sabor intenso à sobremesa. Você pode usar o doce de leite industrializado, ou fazer o seu próprio doce de leite em casa, cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão.
- Frutas vermelhas: As frutas vermelhas são frutas pequenas e de cor vermelha ou roxa, como morango, framboesa, amora, cereja ou mirtilo. As frutas vermelhas são uma opção saudável e refrescante para acompanhar o biscoito champagne, pois trazem um toque de acidez e doçura à sobremesa, além de enriquecer a sobremesa com vitaminas e antioxidantes. Você pode usar frutas vermelhas frescas, congeladas ou em calda, ou fazer uma geleia caseira com as frutas vermelhas e açúcar.
Experimente a deliciosa Sobremesa de Abacaxi
Conclusão
O biscoito champagne é uma sobremesa fácil, rápida e versátil, que pode ser feita com poucos ingredientes e personalizada de acordo com o seu gosto. Neste artigo, você aprendeu 5 receitas diferentes de biscoito champagne, desde a receita básica até as mais incrementadas. Você também conheceu a origem do biscoito champagne e algumas sugestões de acompanhamentos para a sobremesa. Agora, é só escolher a sua receita favorita e se deliciar com o biscoito champagne. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!