Batata-doce caramelada: uma receita fácil e deliciosa

Publicidade

 

 

 

 

 

Você já experimentou a batata-doce caramelada? Essa é uma receita fácil e deliciosa, que pode ser servida como sobremesa ou como acompanhamento para o seu almoço ou jantar. A batata-doce é um tubérculo muito nutritivo, que contém carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a regular o açúcar no sangue, a saciar a fome e a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ela tem um sabor adocicado e uma textura macia, que fica ainda mais gostosa quando caramelizada com açúcar e canela. Neste artigo, você vai aprender como fazer a batata-doce caramelada, conhecer a sua origem e a sua versatilidade, e descobrir algumas dicas de acompanhamentos para deixar a sua refeição ainda mais saborosa. Ficou com vontade? Então, continue lendo!

O que é a batata-doce caramelada e por que ela é tão versátil?

A batata-doce caramelada é uma receita que consiste em cozinhar a batata-doce em água com açúcar e canela, até que ela fique macia e dourada. A batata-doce caramelada pode ser servida quente ou fria, como sobremesa ou como acompanhamento. A batata-doce caramelada é uma receita muito versátil, pois ela combina com diversos tipos de pratos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Você pode servir a batata-doce caramelada com carne, frango, peixe, salada, arroz, feijão, ou o que você preferir. A batata-doce caramelada também é uma ótima opção para o café da manhã, pois ela fornece energia e saciedade para o seu dia. Além disso, a batata-doce caramelada é uma receita que agrada a todos, pois ela tem um sabor doce e suave, que conquista até os paladares mais exigentes.

Publicidade
Batata-doce caramelada: uma receita fácil e deliciosa

Batata-doce caramelada: uma receita fácil e deliciosa

Como fazer a batata-doce caramelada em 5 passos simples

Para fazer a batata-doce caramelada, você vai precisar de:

Publicidade
  • 1 kg de batata-doce descascada e cortada em pedaços médios
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • 2 paus de canela
  • 1 colher de chá de sal

O modo de preparo é muito simples. Siga os passos abaixo:

  1. Em uma panela grande, coloque a batata-doce, o açúcar, a água, a canela e o sal, e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, até ferver.
  2. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 30 minutos, ou até que a batata-doce esteja macia e a calda esteja grossa e dourada. Cuidado para não deixar a calda queimar, pois ela pode ficar amarga.
  3. Desligue o fogo e deixe a batata-doce caramelada esfriar um pouco na própria panela, para que ela absorva mais a calda.
  4. Transfira a batata-doce caramelada para uma travessa ou para um refratário, e regue com a calda que sobrou na panela.
  5. Sirva a batata-doce caramelada quente ou fria, como preferir.

Pronto! A sua batata-doce caramelada está pronta para ser saboreada. Você pode servir a batata-doce caramelada como sobremesa, ou como acompanhamento para o seu prato principal, como veremos a seguir.

A origem da batata-doce caramelada e sua popularidade no Brasil

Você sabe de onde vem a batata-doce caramelada e por que ela é tão popular no Brasil? A resposta está na própria batata-doce, que é originária da América do Sul e foi cultivada pelos povos indígenas antes da chegada dos europeus. A batata-doce era um alimento básico para os indígenas, que a consumiam cozida, assada ou frita. Com a colonização, a batata-doce se espalhou pelo mundo, sendo adaptada às diferentes culinárias e culturas. No Brasil, a batata-doce se tornou um ingrediente muito usado na gastronomia regional, especialmente no Nordeste, onde ela é chamada de “jerimum”. A batata-doce caramelada é uma receita que surgiu provavelmente no século XIX, com a influência dos escravos africanos, que trouxeram o hábito de caramelizar os alimentos com açúcar e canela. A batata-doce caramelada se tornou um prato típico das festas juninas, que celebram os santos populares e a colheita do milho. A batata-doce caramelada também é um prato que representa a simplicidade e a doçura do povo brasileiro.


2 acompanhamentos para a batata-doce caramelada que vão deixar a sua refeição ainda mais deliciosa

A batata-doce caramelada já é uma delícia por si só, mas você pode incrementar a sua refeição com alguns acompanhamentos que vão deixar a sua refeição ainda mais deliciosa. Veja duas sugestões:

  • Carne-seca: A carne-seca é uma carne salgada e desfiada, que é cozida com temperos e refogada com cebola e manteiga. Você pode servir a carne-seca junto com a batata-doce caramelada, formando uma combinação de salgado e doce que é de dar água na boca.
  • Creme de leite: O creme de leite é um ingrediente que dá um toque cremoso e suave à sua sobremesa. Você pode servir o creme de leite gelado por cima da batata-doce caramelada, ou misturar os dois ingredientes, formando um purê delicioso. O creme de leite vai dar um contraste de temperatura e textura à sua sobremesa.

Brownies de Batata Doce: Uma Delícia Saudável e Fácil de Fazer

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer a batata-doce caramelada, uma receita fácil e deliciosa, que pode ser servida como sobremesa ou como acompanhamento para o seu dia a dia. Você também conheceu a origem e a popularidade dessa receita no Brasil, e descobriu algumas dicas de acompanhamentos para deixar a sua refeição ainda mais saborosa. Agora, é só colocar a mão na massa e experimentar essa delícia. Espero que você tenha gostado do artigo e que tenha ficado com vontade de provar a batata-doce caramelada. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Você está aqui: