Carreira Profissional do Pediatra | Curiosidades e Dicas Para Se Tornar um Pediatra

Publicidade

 

 

 

 

 

O pediatra é o profissional de saúde especializado no atendimento de crianças e adolescentes. Os pediatras dedicam-se à promoção, prevenção e tratamento dos problemas que envolvem a saúde infantil. Existe um conjunto de práticas e especificações do que o Pediatra deve saber e fazer.

O pediatra é formado para atuar plenamente no cuidado à saúde da criança, acompanhando não só seu desenvolvimento físico, mas também social, mental, emocional e escolar. Os pediatras adotam técnicas práticas para identificação precoce de problemas de saúde, que podem ser acompanhados antes que cheguem a um estágio crítico.

Publicidade

Os pediatras ajudam a preservar e promover a saúde dos pacientes, o que abrange desde o planejamento familiar, a necessidade de vacinação, a educação em saúde, a prevenção de acidentes, a promoção dos direitos de todas as crianças e o aconselhamento sobre o desenvolvimento global. Ele também é responsável por acompanhar o crescimento e evolução da criança, zelando por sua saúde com medidas corretas, alimentação e exercícios.

Quais são as funções de um pediatra

Um pediatra é um tipo de médico que se concentra na saúde e no atendimento médico de crianças, desde recém-nascidos até adolescentes. As principais funções do pediatra são:

Publicidade

1. Realizar exames clínicos regulares para identificar doenças ou problemas de saúde em crianças. Isso envolve a realização de exames médicos, verificação de órgãos, avaliação da saúde geral e análise de amostras de sangue e outros exames.

2. Prescrever medicamentos adequados para tratar e prevenir doenças pediátricas.

3. Monitorar e gerenciar os cuidados de saúde das crianças, incluindo imunizações, nutrição, desenvolvimento físico e mental, higiene e comportamento.

4. Fornecer aconselhamento aos pais e cuidadores sobre o crescimento e desenvolvimento de seus filhos.

5. Realizar procedimentos cirúrgicos como parte do tratamento de condições pediátricas.

6. Encaminhe as crianças a médicos especialistas quando necessário.

7. Diagnosticar e tratar distúrbios crônicos em crianças, como problemas de saúde mental, problemas de comportamento e problemas de desenvolvimento.

8. Participe de grupos focais com outras disciplinas, como enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos, para fornecer um plano de tratamento abrangente para as necessidades da criança.

Quando é necessário ir ao pediatra

Recomenda-se que todas as crianças sejam acompanhadas por um pediatra desde o nascimento. Isso permite que você monitore o desenvolvimento saudável da criança por meio de exames de rotina, como vacinas e exames físicos regulares.

Após a primeira visita ao pediatra no nascimento da criança, é geralmente feito o acompanhamento dos três aos quatro meses, depois será repetido a cada três a quatro meses, até os 18 meses. A partir daí, recomenda-se um acompanhamento anual da criança.

Dependendo do estado de saúde da criança, o pediatra pode determinar a necessidade de visitas mais frequentes para um acompanhamento mais minucioso.

Alguns sinais que indicam que a criança precisa de um acompanhamento mais frequente são: problemas de desenvolvimento, queixa de sintomas respiratórios ou outras doenças crônicas, exames anormais ou outros problemas de saúde.

Também é recomendado que o cuidador procure o acompanhamento do pediatra caso a criança apresente algum sinal de doença, como febre, irritabilidade, dores no corpo, etc.

Se você tiver alguma dúvida sobre a frequência com que seu filho deve ter consultas com o pediatra, converse com seu médico para garantir que seu filho esteja recebendo o acompanhamento adequado.


Quanto tempo estudar para se formar em pediatria

A formação em pediatria é um dos cursos mais longos da medicina. Tem duração aproximada de cinco anos após a graduação em medicina, sendo esses anos divididos entre atividades práticas e teóricas.

O primeiro ano de formação em pediatria deve ser dedicado ao estudo teórico, em cursos recomendados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e à defesa de dissertação de mestrado em Pediatria. Durante este primeiro ano, o aluno também deve fazer estágios em prática clínica associada à educação em saúde e assistência ao paciente.

Os restantes quatro anos de formação serão mistos de prática clínica e formação médica, intercalando-se com a participação em cursos de especialização e investigação. O estágio inicial de três anos deve ser dedicado à medicina pediátrica clínica, incluindo práticas, diagnóstico e tratamento de doenças.

O último ano inclui um estágio em terapia intensiva ou atenção primária e diferenciada, além de fazer parte de um programa de residência pediátrica de sua escolha. No total, os alunos pretendidos se especializar em pediatria devem dedicar cerca de seis anos aos estudos e trabalhos práticos.

Considerações finais

Uma carreira em pediatria requer hábitos de trabalho únicos e comprometimento. É preciso entender o crescimento e desenvolvimento da criança, prevenir doenças, diagnosticar distúrbios e propor tratamentos adequados.

Além da parte teórica, é importante ter um bom relacionamento interpessoal para manter uma relação de confiança e parceria com as famílias.

O pediatra é o responsável por cuidar da saúde e bem-estar das crianças; por isso, é necessário ter conhecimentos baseados nas áreas de medicina, enfermagem, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Os profissionais da pediatria precisam estar dispostos a acompanhar o paciente em momentos desafiadores e se esforçar para prestar assistência e cuidados adequados nas mais variadas formas e em cada fase da evolução da criança.

Você está aqui: