Mercado de trabalho na área de saúde

Publicidade

 

 

 

 

 

Atualmente, o setor de saúde é responsável por uma importante fatia do mercado de trabalho brasileiro. É um âmbito onde trabalham profissionais de diversas áreas como enfermagem, médicos, administrativos, entre outros. Essa mudança no perfil profissional acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas médicas que possibilitam a distribuição diferenciada da saúde ao longo do território nacional.

O Brasil conta com políticas e serviços públicos e privados, além de avanços tecnológicos e inovações nos centros de pesquisa e de diagnóstico. Apesar de tantos avanços, muitos profissionais que atuam na saúde enfrentam ainda desafios financeiros, já que muitas vezes a remuneração nem sempre lhes permite cobrir os custos de vida aos quais estão expostos.

Publicidade

É por isso que algumas pessoas buscam trabalhar em outras áreas, como a odontologia e a farmácia. Por outro lado, a procura por médicos aumenta constantemente nos últimos anos, complicando a situação de emprego em áreas específicas, onde o número de candidatos ultrapassa a quantidade de vagas. Outro fato que muda o mercado de trabalho na saúde é o lançamento de novos métodos de tratamento e pesquisa médica.

As tecnologias emergentes como a realidade virtual, a inteligência artificial e a robótica são algumas das novidades que foram introduzidas nos últimos anos. Essa evolução na área de saúde possibilita o desenvolvimento de práticas mais eficazes e precisas que facilitam o trabalho dos profissionais, tanto no setor público quanto no privado.

Publicidade

Quais as profissões mais carentes do Mercado de trabalho na área de saúde

1. Nutricionista: Nutricionistas trabalham com a formulação e planejamento de dietas, com ênfase nos nutrientes adequados, para pacientes individuais e populações específicas.

2. Fisioterapeuta: Os fisioterapeutas avaliam, diagnostica e tratam deficiências ou incapacidades físicas através de exercícios físicos, massagens, calor e luz utilizando métodos fisioterapia.

3. Enfermeiro: Os enfermeiros auxiliam os médicos na execução de várias atividades e cuidam diretamente dos pacientes, ajudando-os com diagnósticos e decisões de tratamentos.

4. Terapeuta Ocupacional: Terapeutas ocupacionais são especialistas em reabilitação, aconselhamento, ensinam comportamentos sociais aos pacientes e identificam e ajudam com seu tratamento.

5. Audiologista: Os audiologistas realizam diagnósticos precisos dos problemas auditivos e tratam condições tais como perda auditiva, zumbido nos ouvidos, equilíbrio e desequilíbrio.

6. Podólogo: Os podólogos trabalham para tratar qualquer tipo de anomalia dos pés, como problemas com os joanetes, calosidades, unhas encravadas e inflamações.

7. Cirurgião: Os cirurgiões realizam operações e procedimentos cirúrgicos para tratar deformidades, doenças, lesões e outras condições médicas.

8. Farmacêutico: Os farmacêuticos trabalham como especialistas na preparação e orientação sobre o uso de medicamentos.

Como aproveitar as oportunidades de emprego na área de saúde

1. Identifique quais áreas da saúde demonstram mais interesse. Pense nos tipos de trabalhos que atraem seu interesse e nas habilidades que possui que você pode aplicar na área. Se você tem uma formação em saúde, seria útil discernir quais especializações possui que ajudariam a obter maior destaque no mercado de trabalho.

2. Realize estudos de mercado da indústria de saúde para entender melhor seus principais desafios e oportunidades. Você pode fazer uma pesquisa em órgãos governamentais, empresas comerciais, entidades sem fins lucrativos, entre outros.

3. Conecte-se com profissionais de saúde para receber orientações e informações sobre oportunidades de emprego. Esta é uma excelente maneira de expandir seu red de contatos de maneira contínua.

4. Crie e atualize um currículo detalhado que exponha as suas competências e habilidades especializadas que facilitem suas chances de ser contratado para posições na área de saúde.

5. Procure empregadores em sua área local ou em áreas próximas. Inscreva-se nas áreas de carreira relevantes na sua área para obter automaticamente alerta sobre potenciais vagas de emprego.

6. Cadastre-se em sites de busca de emprego. Estes sites são excelentes recursos para localizar todos os tipos de trabalho na área de saúde.

7. Utilize plataformas de networking profissional para construir relações produtivas com executivos da indústria de saúde em empresas nas quais você gostaria de trabalhar.


Considerações finais

O setor da saúde está cada vez mais competitivo e com mais possibilidade de emprego para profissionais que tenham conhecimentos em áreas específicas, como saúde mental, nutrição, cuidados paliativos, etc. Além disso, áreas como saúde digital, inovação e biotecnologia também despertam o interesse de recrutadores.

Todavia, por se tratar de uma profissão com grande responsabilidade e de vital importância para a sociedade, exige que os profissionais compreendam a complexidade das relações humanas no contexto da saúde e que estejam comprometidos com os seus deveres e direitos enquanto profissionais.

Portanto, além de investir na formação técnica, busque desenvolver um acervo de conhecimentos psicológicos, de empatia e de empreendedorismo necessário para a escolha de novas abordagens para o acompanhamento dos usuários do sistema de saúde.

Você está aqui: