O modo de preparo é muito simples. Veja só:
- Para fazer o creme, leve ao fogo uma panela com o leite, o açúcar, o amido de milho e as gemas, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha. Reserve e deixe esfriar um pouco.
- Para fazer a montagem, umedeça os biscoitos no leite ou no suco e forre o fundo de um refratário grande ou de uma travessa. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos e distribua metade dos morangos picados. Repita as camadas, terminando com o creme. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou até firmar.
- Para fazer a cobertura, bata o chantilly pronto ou as claras em neve com o açúcar até formar picos firmes. Espalhe sobre o pavê e decore com os morangos inteiros. Mantenha na geladeira até a hora de servir.
A Origem do Pavê de Morango
O pavê de morango é uma receita que tem origens francesas, mas que foi adaptada ao paladar brasileiro. O nome pavê vem do francês pavage, que significa pavimento, e faz referência às camadas de biscoito que lembram as pedras usadas nas calçadas. O pavê é uma sobremesa muito antiga e versátil, que pode ser feita com diversos tipos de biscoito, creme e fruta. No Brasil, o pavê de morango é um dos mais populares, pois aproveita a abundância dessa fruta no país, especialmente na época do Natal. O pavê de morango é uma sobremesa que faz parte da cultura e da memória afetiva de muitos brasileiros, que costumam prepará-la em datas comemorativas ou em momentos especiais.
Acompanhamentos para o Pavê de Morango
O pavê de morango é tão bom que pode ser servido sozinho, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu cardápio, pode apostar em alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Veja algumas sugestões:
- Sorvete de creme: o sorvete de creme é um clássico que vai bem com qualquer sobremesa, e com o pavê de morango não é diferente. O sorvete de creme é suave e combina com o sabor cítrico e doce do pavê. Você pode servir uma bola de sorvete sobre o pavê ou ao lado dele.
- Calda de chocolate: a calda de chocolate é uma cobertura que leva chocolate derretido e creme de leite, e que é muito usada para regar bolos e tortas. Você pode servir a calda de chocolate quente ou fria sobre o pavê, para dar um contraste de temperatura e de cor.
- Suspiro: o suspiro é um doce que leva claras em neve e açúcar, e que é assado até ficar crocante e aerado. Você pode servir o suspiro inteiro ou quebrado sobre o pavê, para dar um toque extra de crocância e doçura.
Bolo pudim de cenoura com brigadeiro: uma delícia..
Conclusão
O pavê de morango é uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa que vai agradar a todos os gostos. Ela é feita com ingredientes simples e não precisa ir ao fogo, o que é uma vantagem nos dias mais quentes. Além disso, ela é muito versátil e pode ser servida com diversos acompanhamentos que realçam o seu sabor. Experimente fazer esse pavê na sua casa e surpreenda a sua família e os seus amigos. E não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou da receita e se tem alguma sugestão para melhorá-la. Espero que tenha gostado do artigo e até a próxima!