Como fazer a receita de manjar de coco
Para fazer a receita de manjar de coco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 litro de leite
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)
- 1 xícara de açúcar
- 5 colheres de sopa de amido de milho
- 200 g de ameixas pretas sem caroço
- 1/2 xícara de água
- Manteiga para untar a forma
O modo de preparo é simples:
- Em uma panela, misture o leite, o leite de coco, o açúcar e o amido de milho, dissolvendo bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e formar um creme liso e brilhante.
- Unte uma forma de pudim com manteiga e despeje o creme, alisando a superfície. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até que fique firme.
- Em outra panela, coloque as ameixas, a água e o açúcar restante. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa e as ameixas ficarem macias. Deixe esfriar e reserve.
- Na hora de servir, desenforme o pudim em um prato grande e cubra com a calda de ameixas. Decore com algumas ameixas inteiras ou picadas.
Pronto! Agora você já sabe como fazer a receita de manjar de coco. Você pode variar a receita, usando outros tipos de frutas para fazer a calda, como damasco, cereja, abacaxi, etc. Ou você pode usar coco ralado para polvilhar sobre o pudim, dando um toque extra de coco.
A origem do manjar de coco
A origem do manjar de coco é incerta, mas existem algumas teorias sobre como essa sobremesa surgiu. Uma delas é que ela foi trazida pelos portugueses, que adaptaram uma receita árabe chamada “muhallabia”, que era um pudim de leite e arroz, aromatizado com água de rosas. Os portugueses substituíram o arroz pelo amido de milho, que era mais barato e fácil de encontrar, e acrescentaram o leite de coco, que era um produto típico das colônias. A calda de ameixas também teria sido uma influência portuguesa, pois era uma fruta muito consumida na Europa.
Outra teoria é que o manjar de coco foi criado pelos escravos africanos, que usaram os ingredientes que tinham à disposição, como o leite de coco, o açúcar e o amido de milho, para fazer uma sobremesa que lembrasse a sua terra natal. A calda de ameixas seria uma forma de aproveitar as frutas que sobravam dos senhores de engenho, que eram usadas para fazer doces e compotas.
O fato é que o manjar de coco se tornou uma sobremesa tradicional da culinária brasileira, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste, onde o coco é mais abundante. Ele também é uma sobremesa que faz parte das festas de fim de ano, sendo servido junto com outras delícias, como rabanada, pavê, pudim, etc.
Acompanhamentos para o manjar de coco
O manjar de coco é uma sobremesa que pode ser consumida sozinha, como uma sobremesa leve e refrescante, ou acompanhada de outros alimentos, para criar uma refeição completa e saborosa. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos para o seu manjar de coco:
- Café: O café é uma bebida que combina muito bem com o manjar de coco, pois ajuda a equilibrar o doce e a realçar o sabor. Você pode escolher o tipo de café que mais gosta, seja expresso, coado, cappuccino, etc. O importante é que ele esteja quente e aromático, para contrastar com o frio e o cremoso do pudim.
- Biscoito: O biscoito é outro acompanhamento clássico para o manjar de coco, pois cria uma combinação de texturas e sabores, que agrada ao paladar. Você pode escolher o tipo de biscoito que mais gosta, seja de maisena, de coco, de leite, de chocolate, etc. O importante é que ele seja crocante e quebradiço, para contrastar com o pudim. Você pode servir o biscoito inteiro ou quebrado, ao lado ou sobre o pudim.
Bolo pudim de cenoura com brigadeiro: uma delícia que vai surpreender você
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é o manjar de coco, como fazer a receita passo a passo, a origem dessa sobremesa e algumas sugestões de acompanhamentos. Agora você pode fazer o seu próprio manjar de coco em casa, usando apenas alguns ingredientes simples e fáceis de encontrar. Experimente e compartilhe com os seus amigos e familiares. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!