- 2 xícaras de coco ralado fresco ou seco
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
O modo de preparo é muito simples. Siga os passos abaixo:
- Em uma panela, coloque o coco ralado, o açúcar e a água, e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa e dourada. Cuidado para não queimar o doce, pois ele pode ficar amargo.
- Desligue o fogo e deixe o doce esfriar um pouco. Você pode moldar o doce em pedaços, usando uma colher ou uma forminha, ou colocar o doce em um pote e deixar esfriar completamente.
- Guarde o doce em um recipiente fechado, na geladeira, por até uma semana, ou no freezer, por até um mês.
Pronto! O seu doce de coco queimado está pronto para ser saboreado. Você pode servir o doce puro, ou com outros acompanhamentos, como veremos a seguir.
A história do doce de coco queimado e sua relação com a cultura brasileira
O doce de coco queimado é uma receita que tem uma história muito interessante e uma relação muito forte com a cultura brasileira. O doce de coco queimado surgiu como uma forma de aproveitar o coco ralado, que era um subproduto da extração do leite de coco, usado para fazer outros pratos, como o vatapá e o caruru. O coco ralado era misturado com açúcar e água e cozido até caramelizar, formando um doce que era consumido pelos escravos e pelos pobres. O doce de coco queimado era chamado de “quebra-queixo”, pois era muito duro e grudento, e exigia muita força para mastigar. O doce de coco queimado também era usado como uma forma de protesto e resistência, pois os escravos colocavam o doce nas fechaduras das senzalas, impedindo que os senhores entrassem. O doce de coco queimado se tornou um doce popular e querido pelos brasileiros, que o consomem até hoje, principalmente nas festas juninas, que celebram os santos populares e a colheita do milho. O doce de coco queimado é uma receita que representa a mistura de culturas, a criatividade e a força do povo brasileiro.
2 acompanhamentos para o doce de coco queimado que vão deixar o seu doce ainda mais irresistível
O doce de coco queimado já é uma delícia por si só, mas você pode incrementar o seu doce com alguns acompanhamentos que vão deixar o seu doce ainda mais irresistível. Veja duas sugestões:
- Queijo coalho: O queijo coalho é um queijo típico do Nordeste, que tem uma textura firme e um sabor salgado. Você pode servir o queijo coalho grelhado ou assado, junto com o doce de coco queimado, formando uma combinação de doce e salgado que é de dar água na boca.
- Paçoca de amendoim: A paçoca de amendoim é outro doce típico das festas juninas, que é feito com amendoim torrado e moído, farinha de mandioca e açúcar. Você pode servir a paçoca de amendoim esfarelada por cima do doce de coco queimado, ou misturar os dois doces, formando uma pasta deliciosa. O amendoim vai dar um toque crocante e um sabor extra ao seu doce.
Creme de Coco com Frutas Vermelhas
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o doce de coco queimado, uma receita tradicional e irresistível, que faz parte da cultura e da história do Brasil. Você também conheceu a origem e a importância desse doce, e descobriu algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu doce ainda mais saboroso. Agora, é só colocar a mão na massa e experimentar essa delícia brasileira. Espero que você tenha gostado do artigo e que tenha ficado com vontade de provar o doce de coco queimado. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!