O que é a canjica e por que ela é tão boa?
A canjica é um doce típico da culinária brasileira, que tem origem na influência africana e indígena na nossa gastronomia. A canjica é feita com um tipo de milho branco, chamado de milho de canjica, que é diferente do milho amarelo comum. O milho de canjica é mais duro e tem um sabor mais suave, que combina muito bem com os ingredientes doces e cremosos da receita. A canjica é cozida em água até ficar macia, e depois é adicionado o leite, o açúcar, a canela e o cravo, que dão um aroma e um sabor especiais ao doce. Por fim, a canjica é finalizada com leite condensado, creme de leite e coco ralado, que deixam a sobremesa ainda mais cremosa e gostosa.
A canjica é uma ótima opção de sobremesa para qualquer ocasião: festas juninas, dias frios, reuniões familiares ou até mesmo para matar a vontade de comer um doce. Além de ser muito saborosa, a canjica também é nutritiva, pois o milho é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. A canjica também é versátil, pois você pode variar os ingredientes e os acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Você pode fazer a canjica com leite de coco, leite de amêndoas, leite de soja ou outro leite vegetal, se quiser uma versão vegana ou sem lactose. Você também pode adicionar outros sabores à canjica, como baunilha, chocolate, doce de leite, paçoca, amendoim, castanha, nozes ou frutas secas. Use sua imaginação e faça a sua canjica do seu jeito!
Como fazer a receita de canjica passo a passo
Para fazer a receita de canjica, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de milho de canjica
- 2 litros de água
- 1 litro de leite
- 1 xícara de açúcar
- 4 paus de canela
- 10 cravos-da-índia
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- 100 g de coco ralado
O modo de preparo é muito simples. Siga os passos abaixo:
- Em uma tigela, coloque o milho de canjica e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro. Isso vai ajudar a amolecer o milho e a reduzir o tempo de cozimento.
- Escorra o milho e coloque em uma panela de pressão. Cubra com os 2 litros de água e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até o milho ficar macio. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
- Abra a panela e escorra o excesso de água, se houver. Volte a panela ao fogo médio e acrescente o leite, o açúcar, a canela e o cravo. Mexa bem e cozinhe por mais 20 minutos, ou até o caldo engrossar um pouco.
- Adicione o leite condensado, o creme de leite e o coco ralado. Mexa bem e cozinhe por mais 10 minutos, ou até a canjica ficar cremosa e brilhante.
- Pronto! Sua canjica está pronta para ser servida. Você pode servir quente ou fria, de acordo com a sua preferência. Você também pode polvilhar mais coco ralado ou canela em pó por cima, se quiser.
A origem da canjica
Você sabe de onde surgiu a canjica? A canjica é uma receita que tem raízes na cultura africana e indígena, que se misturaram na formação da culinária brasileira. A palavra canjica vem do quimbundo, uma língua falada por alguns povos africanos, e significa “mingau de milho”. O milho, por sua vez, é um alimento originário da América, que era cultivado e consumido pelos indígenas, de diversas formas. Os africanos, que foram trazidos como escravos para o Brasil, adaptaram o milho à sua culinária, usando o leite de coco, o açúcar e as especiarias, que eram produtos trazidos pelos portugueses. Assim, surgiu a canjica, que se tornou um prato típico da culinária afro-brasileira, especialmente na região Nordeste.
A canjica também está associada às festas juninas, que são celebrações que homenageiam os santos católicos São João, São Pedro e São Paulo, no mês de junho. As festas juninas têm origem na Europa, mas foram incorporadas à cultura brasileira, com elementos da cultura caipira, do sertão nordestino e das tradições indígenas e africanas. A canjica é um dos pratos mais tradicionais das festas juninas, pois o milho é um dos alimentos mais abundantes nessa época do ano. A canjica é servida como uma forma de agradecimento pela colheita do milho, e também como uma forma de celebrar a vida e a fé.
Publicações Interessantes
-
Enrolado de Massa com Queijo no Forno: Uma Delícia Irresistível
-
PÃO FIT DE AVEIA COM GERGELIM: Uma Opção Saudável e Deliciosa
-
Rolinhos Primavera Assados e Sem Glúten: Uma Opção Saudável e Deliciosa
-
Sobremesa Três Pudins: Uma Experiência Única para Deliciar o Paladar
-
Receita de Gelado de Banana: uma Sobremesa Saudável para o Verão
Duas sugestões de acompanhamentos para a canjica
A canjica já é uma sobremesa completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu prato, pode servir a canjica com alguns acompanhamentos que vão realçar o sabor e a textura do doce. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com a canjica:
- Queijo coalho: O queijo coalho é um queijo típico do Nordeste, que tem uma textura firme e um sabor salgado, que contrasta muito bem com o doce e o cremoso da canjica. Você pode cortar o queijo coalho em cubos e grelhar em uma frigideira, até ficar dourado e derretido por dentro. Depois, é só colocar os cubos de queijo sobre a canjica, ou servir em um prato à parte. Fica uma combinação deliciosa, que agrada a todos os gostos.
- Vinho quente: O vinho quente é uma bebida quente feita com vinho tinto, açúcar, cravo, canela e frutas picadas, como maçã, laranja e abacaxi. O vinho quente é uma bebida típica das festas juninas, que aquece o corpo e o coração. Você pode servir o vinho quente em uma caneca, ao lado da canjica, ou colocar um pouco da bebida sobre o doce, se quiser uma sobremesa mais alcoólica e aromática. Fica uma combinação perfeita para os dias frios, ou para as noites de festa.
Como Fazer um Doce de Manga Caseiro Delicioso e Saudável