Os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância

Publicidade

 

 

 

 

 

Quais os principais Benefícios da Alimentação Saudável na Infância? Embora muitas pessoas não saibam, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1/3 do planeta está vivendo acima do peso.

Porém, os números não tendem a melhorar, de 2,3 milhões de pessoas acima do peso, cerca de 41 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade já se encontram dentro da faixa da obesidade. Como resolver isso? O segredo está na criação.

Publicidade

A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais Benefícios da Alimentação Saudável na Infância e como conseguir colocar as dicas em prática. Vamos lá?

 

Os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância

3 Benefícios da Alimentação Saudável na Infância

Provavelmente você já deve ter ouvido o termo “Reeducação Alimentar”, certo? Bom, quando os adultos procuram formas de ter saúde e qualidade de vida, a Reeducação Alimentar costuma ser uma das etapas mais difíceis do processo.

Publicidade

Até porque, quando falamos sobre alimentação, estamos falando diretamente sobre hábitos saudáveis. Se para os adultos já é difícil reeducar a alimentação, imagina para a criança?

Ou seja, para ter todos os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância é preciso que os hábitos alimentares venham de berço. Pois, não adianta, qualquer criança vai preferir uma barra de chocolate do que meia dúzia de brócolis, não é mesmo?

1. Desenvolvimento Físico e Mental

Em primeiro lugar, é impossível falar sobre os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância, sem falar sobre o Desenvolvimento Físico e Mental da criança.

Nos primeiros anos de vida, na verdade, até os 25 anos, o cérebro humano não está completamente formado. Sendo assim, embora sejam raros os casos, é fundamental que principalmente na primeira fase da vida, as crianças tenham todos os nutrientes necessários para a sua formação.

Isso significa que a criança está proibida de comer doces ou alimentos industrializados? De forma alguma!

Mas sim, que os doces e os alimentos industrializados não substituem a alimentação saudável. Portanto, é importante que alimentos ricos em carboidratos simples ou com gorduras trans, por exemplo, sejam consumidos somente em ocasiões especiais. 

2. Saúde nas primeiras fases da vida

Quando falamos sobre os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância visando a saúde, não falamos somente sobre a formação do corpo e do cérebro, mas da saúde em geral.

Como o corpo está em formação, os primeiros anos da vida de uma pessoa podem exigir alguns cuidados. Até porque, um dos itens mais importantes de uma pessoa adulta, que ainda está em formação na criança, é a imunidade.

Neste caso, a alimentação saudável serve como recursos para o exército (imunidade) combater todos os tipos de doenças infecciosas oportunistas.

Atividade Física

Pensando nisso, para manter a saúde do seu pequeno sempre elevada, além da alimentação, é fundamental que as vacinas estejam em dia e o mais importante, as atividades físicas.

Infelizmente, com o avanço da tecnologia e os perigos da cidade, as crianças estão ficando cada vez mais dentro de casa, substituindo os esconde-esconde e a amarelinha por desenhos e jogos online.

Embora isso seja a evolução dessa geração, isso não significa que seja algo bom. O que fazer neste caso? O mais indicado é colocar a criança para praticar algum tipo de atividade física que ela goste, algo que ela se divirta fazendo.

3. Educação Alimentar

Por fim, o último, mas não menos importante dentre os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância, é a Educação Alimentar.

Segundo alguns estudos, a tendência é que os adultos sejam o reflexo de tudo que absorveram na infância. Como mencionado anteriormente, 1/3 da população mundial está acima do peso. O que nos leva a uma reflexão.

Será que se nossos pais soubessem a importância da alimentação saudável na infância este cenário seria diferente? Pois, como dizem, assim como o estudo, a alimentação também é um hábito.

Neste sentido, educar uma criança quanto aos bons hábitos alimentares não terá reflexo somente na sua saúde e no seu desenvolvimento físico, mas também na forma como essa criança enxergará a comida quando crescer. 

Dessa forma, ao crescer, a pessoa não vai precisar pesquisar na internet sobre “Reeducação Alimentar”, ela já vai estar educada.

Como colocar os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância em prática?

Falar é fácil, não é mesmo? Como convencer uma criança de que os brócolis são mais saborosos que o chocolate? De antemão, isso é impossível!

Porém, ao invés de convencer que os brócolis são melhores, é importante desde os primeiros anos de vida ensinar a criança sobre merecimento.

Ou seja, ao invés de o chocolate ser um direito da criança, ele é um objetivo. Como se fosse um jogo. A cada 6 dias comendo os alimentos saudáveis, no sétimo, a criança pode escolher o que ela vai querer comer.

Mas lembre-se, isso precisa ser feito nos primeiros anos de vida. Depois que a criança já mimou o seu paladar, ter os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância é muito mais difícil.

 

Você está aqui: