O modo de preparo é o seguinte:
- Coloque o trigo para quibe em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho por 30 minutos, ou até que o trigo fique macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água.
- Em uma panela, refogue a carne moída com a cebola, o alho, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino, mexendo bem para soltar a carne. Cozinhe até que a carne fique dourada e seca. Desligue o fogo e acrescente a hortelã picada. Reserve.
- Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma retangular média com manteiga.
- Em uma tigela, misture o trigo para quibe com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Divida a massa em duas partes iguais.
- Espalhe uma parte da massa de quibe sobre o fundo e as laterais da forma, pressionando bem com as mãos. Cubra com o recheio de queijo ou requeijão, espalhando uniformemente. Cubra com a outra parte da massa de quibe, alisando bem a superfície.
- Com uma faca, faça cortes superficiais na massa, formando losangos. Pincele um pouco de manteiga derretida sobre a massa.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que a massa fique dourada e crocante.
- Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Qual é a origem do kibe de forno recheado?
O kibe de forno recheado é uma receita que surgiu da criatividade dos brasileiros, que adaptaram o kibe tradicional árabe aos ingredientes e ao gosto local. Não se sabe ao certo quando e onde o kibe de forno recheado foi inventado, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que o kibe de forno recheado foi criado por donas de casa que queriam aproveitar as sobras de kibe frito, recheando-os com queijo ou requeijão e levando-os ao forno para gratinar. Outra hipótese é que o kibe de forno recheado foi inspirado em uma receita libanesa chamada kibbeh bil sayniyeh, que é um kibe assado em camadas, recheado com carne moída, pinhões e especiarias. Independentemente da sua origem, o kibe de forno recheado se tornou um sucesso no Brasil, sendo encontrado em padarias, lanchonetes, restaurantes e festas.
Quais são os melhores acompanhamentos para o kibe de forno recheado?
O kibe de forno recheado é um prato versátil, que pode ser servido como entrada, lanche ou refeição. Para acompanhar o kibe de forno recheado, você pode escolher entre diversas opções, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para o kibe de forno recheado:
- Salada de tabule: o tabule é uma salada típica da culinária árabe, feita com trigo para quibe, tomate, pepino, cebola, salsinha, hortelã, suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. O tabule é um acompanhamento leve, refrescante e nutritivo, que combina perfeitamente com o kibe de forno recheado. Para fazer o tabule, basta hidratar o trigo para quibe em água, escorrer bem e misturar com os demais ingredientes picados. Leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.
- Molho de coalhada: o molho de coalhada é um molho cremoso e azedo, feito com coalhada seca, alho, sal e azeite. O molho de coalhada é um molho tradicional da culinária árabe, que acompanha vários pratos, como o kibe, o esfiha, o kafta e o falafel. O molho de coalhada é um acompanhamento saboroso e fácil de fazer, que realça o gosto do kibe de forno recheado. Para fazer o molho de coalhada, basta bater a coalhada seca com o alho, o sal e o azeite no liquidificador ou no processador, até obter uma consistência homogênea. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
Bolinho de Chuva: Uma Receita Simples e Deliciosa
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer kibe de forno recheado, uma receita deliciosa e fácil de fazer, que é uma adaptação brasileira do kibe tradicional árabe. Você também conheceu um pouco da história do kibe de forno recheado, e descobriu algumas sugestões de acompanhamentos para essa receita. Agora, você pode surpreender a sua família e os seus amigos com esse prato saboroso e diferente. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha se inspirado a fazer o kibe de forno recheado na sua casa. Se você gostou, deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima!