Como envelhecer saudável em uma vida ativa e plena

Publicidade

 

 

 

 

 

A vida útil moderna é longa, com as pessoas aproveitando cada vez mais dos anos que têm. O envelhecer exige cuidado para que a saúde e capacidade funcional sejam mantidos.

Embora algumas dificuldades naturais venham com o processo de envelhecimento, existem medidas que podem ser tomadas para garantir o maior nível de qualidade de vida possível.

Publicidade

Ao abraçar e participar de uma vida saudável e ativa, as pessoas mais velhas podem encontrar em grande parte o equilíbrio saudável necessário para permanecerem vibrantes e cheias de vida.

Porque envelhecer saudável

Viver uma vida saudável implica tomar medidas preventivas, mas também ânimo firme para implementar mudanças à medida que o envelhecimento ocorre.

Publicidade

Ter hábitos alimentares saudáveis, evitar o tabagismo e tomar medicamentos corretamente é importante para começar. Mudanças sutis podem incluir incitar o movimento: o ato de estar mais ativo física e mentalmente geralmente ajuda na prevenção de doenças.

Manter-se ativo quer dizer se envolver em atividades que preservam a capacidade motora e cognitiva, como por exemplo, caminhadas, ioga, alongamento, música ou oficinas de artesanato.

Mas envelhecer saudável também exige algo muito importante

Entender como os outros podem ajudar, quando necessário. Se precisar de ajuda com as tarefas domésticas, ter um amigo que possa dar uma mão com as compras.

Ou encontrar um profissional habilitado que ofereça serviços especializados para auxiliar com transporte, cuidado de animais de estimação ou qualquer outra necessidade específica.

Além disso, estar ciente de recursos comunitários ou serviços de saúde para ajudar com problemas mais graves pode significar o começo de uma vida saudável e plena para alguém que está envelhecendo.

Dicas para envelhecer saudável em uma vida ativa e plena

1. Pratique atividades físicas: se exercitar regularmente ajuda a manter os músculos fortes e a melhorar a mobilidade, resistência, coordenação e equilíbrio. É muito importante realizar atividades físicas para amenizar as chamadas doenças crônicas, como obesidade, problemas de coração e diabete.

2. Tenha uma alimentação saudável: uma dieta balanceada rica em vegetais, carne magra, frutas e grãos integrais é importante para manter o bom funcionamento do corpo. Consumir alimentos importantes para o coração também é importante para prevenir doenças as doenças cardíacas.

3. Tome suplementos: existem uma variedade de suplementos que ajudam na prevenção de doenças e melhoram o desempenho do corpo. Alguns desses suplementos são vitaminas, minerais e o ácido fólico.

4. Descanse adequadamente: uma boa noite de sono ajuda a limpar a mente e relaxar o corpo, mantendo assim uma boa saúde. É recomendado que as pessoas descansem entre 8 a 10 horas por noite para obter os melhores resultados.

5. Promova a saúde mental: a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. É importante praticar atividades que ajudem a relaxar a mente para manter o bem-estar. Algumas das atividades que podem ajudar a melhorar a saúde mental são a meditação, a leitura, ou mesmo conversar com um amigo.

6. Fique ativo socialmente: participar de grupos sociais ajuda a aumentar a confiança e melhora o humor. Pessoas que participam regularmente de atividades com outras pessoas tendem a ter uma visão positiva do mundo. Além disso, buscar relacionamentos através de diferentes meios ajuda a prevenir a solidão e o isolamento social.

7. Invista em um hobby: encontrar um hobby e dedicar um tempo para ele é uma ótima maneira de estimular o cérebro e de manter a saúde mental. Além disso, praticar alguma atividade deliciosa é uma ótima maneira de reduzir o estresse.

8. Cuide da sua pele: a pele sofre bastante com o passar dos anos. Para mantê-la saudável e hidratada, é necessário usar produtos que protegem da exposição aos raios ultravioleta. Além disso, usar produtos para o rosto e o corpo ajudam a prevenir envelhecimento prematuro e manter a aparência saudável.


Considerações finais

Envelhecer saudável significa envelhecer ativamente, mantendo-se fisicamente ativo, mentalmente saudável e socialmente conectado. Para que isso seja possível, é preciso levar em conta alguns hábitos e ações que favoreçam essas três dimensões e permitam que você continue aproveitando a vida de forma plena.

Exercícios regulares, alimentação equilibrada, controle da pressão arterial, procurar tratamento para doenças crônicas, manter-se socialmente ativo e prestar atenção à saúde mental são apenas algumas das muitas ações que podem auxiliar nesse propósito.

Com medidas como essas, é possível tornar os últimos anos da vida tão ricos e produtivos quanto as primeiras.

Você está aqui: