Receita de Massa de Pastel que Você Vai Adorar

Publicidade

 

 

 

 

 

O pastel é um salgado frito e recheado que faz parte da culinária brasileira e é muito apreciado em todo o país. O pastel pode ser encontrado em feiras, lanchonetes, bares e restaurantes, e pode ter diversos sabores de recheio, como carne, queijo, frango, pizza, palmito, camarão e chocolate. Mas você sabia que também pode fazer o seu próprio pastel em casa? Neste artigo, você vai aprender 4 receitas diferentes de massa de pastel, desde a receita básica até as mais elaboradas. Confira!

O que é massa de pastel?

A massa de pastel é uma massa fina e crocante que envolve o recheio do pastel e é frita em óleo quente. A massa de pastel é feita de farinha de trigo, água, sal e gordura, que pode ser óleo, manteiga, margarina ou banha. A massa de pastel pode ser aberta com um rolo ou uma máquina de macarrão, e cortada em retângulos ou círculos, de acordo com o tamanho e o formato desejados.

Publicidade

A massa de pastel é uma massa versátil, que pode ser recheada com os ingredientes que você preferir, desde os mais tradicionais até os mais inusitados. A massa de pastel também pode ser congelada, para ser usada em outra ocasião, ou assada, para uma versão mais saudável do salgado.

Receita de Massa de Pastel que Você Vai Adorar

Como fazer massa de pastel?

Para fazer massa de pastel, você vai precisar de:

Publicidade
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 1 xícara de água morna
  • Óleo para fritar
  • Recheio de sua preferência

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o sal. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e a água morna. Misture com uma colher e depois com as mãos, até formar uma massa lisa e homogênea. Se necessário, acrescente mais farinha ou água, para ajustar a consistência.
  • Sove a massa por 10 minutos, em uma superfície enfarinhada, até ficar elástica e macia. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
  • Divida a massa em porções e abra cada uma com um rolo ou uma máquina de macarrão, até ficar bem fina e uniforme. Corte a massa em retângulos ou círculos, do tamanho que desejar.
  • Coloque o recheio de sua preferência sobre a massa, deixando uma borda livre. Dobre a massa ao meio, formando um pastel, e aperte as bordas com um garfo, para selar bem.
  • Frite os pastéis em óleo quente, até dourarem dos dois lados. Escorra em papel toalha e sirva em seguida, ou guarde em um recipiente fechado na geladeira ou no freezer, para fritar depois.

Qual é a origem da massa de pastel?

A origem da massa de pastel é incerta, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que a massa de pastel foi criada na China, como uma variação do rolinho primavera, que é um salgado frito e recheado com carne e legumes. Outra é que a massa de pastel foi trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses, que adaptaram a receita do guioza, que é um pastel cozido no vapor e recheado com carne e repolho.

O que se sabe é que a massa de pastel se tornou um sucesso no Brasil, principalmente em São Paulo, onde os imigrantes japoneses começaram a vender o salgado nas feiras livres, como uma forma de complementar a renda. A massa de pastel também se espalhou por outras regiões do país, e ganhou novos sabores de recheio, como queijo, frango, pizza, palmito, camarão e chocolate.


Quais são os acompanhamentos para a massa de pastel?

A massa de pastel é uma massa que pode ser servida sozinha ou acompanhada de outras delícias. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para a massa de pastel:

  • Vinagrete: O vinagrete é um molho à base de vinagre, óleo, cebola, tomate, pimentão e salsinha, que é usado para temperar saladas, carnes e outros pratos. O vinagrete é um acompanhamento clássico para a massa de pastel, pois traz uma acidez e um frescor ao salgado. Você pode fazer o seu próprio vinagrete em casa, ou comprar pronto no supermercado.
  • Caldo de cana: O caldo de cana é uma bebida doce e refrescante que é extraída da cana-de-açúcar, que é uma planta originária da Ásia e cultivada no Brasil. O caldo de cana é um acompanhamento delicioso para a massa de pastel, pois contrasta com o sabor salgado e a textura crocante do salgado. Você pode encontrar o caldo de cana nas feiras, lanchonetes, bares e restaurantes, ou fazer o seu próprio caldo de cana em casa, usando um liquidificador ou uma centrífuga.
  • Salada de repolho: A salada de repolho é uma salada simples e saudável que é feita de repolho picado, cenoura ralada, maionese, vinagre, açúcar e sal. A salada de repolho é um acompanhamento leve e saboroso para a massa de pastel, pois traz uma textura crocante e um sabor adocicado ao salgado. Você pode fazer a sua própria salada de repolho em casa, ou comprar pronta no supermercado.

Receitas de Cuquinha Delicioso para Agradar a Todos.

Conclusão

A massa de pastel é uma massa fácil, rápida e versátil, que pode ser feita com poucos ingredientes e personalizada de acordo com o seu gosto. Neste artigo, você aprendeu 4 receitas diferentes de massa de pastel, desde a receita básica até as mais elaboradas. Você também conheceu a origem da massa de pastel e algumas sugestões de acompanhamentos para a massa. Agora, é só escolher a sua receita favorita e se deliciar com a massa de pastel. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

 

Você está aqui: