Como fazer pão de batata em casa?
Fazer pão de batata em casa é mais fácil do que você imagina. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um pouco de paciência para esperar a massa crescer. Veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo:
Ingredientes
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 1/4 de xícara de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de leite morno
- 1/4 de xícara de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 xícara de batata cozida e amassada
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal.
- Em outra tigela, misture o leite, a manteiga, o ovo e a batata.
- Junte as duas misturas e sove a massa até ficar lisa e elástica, cerca de 15 minutos. Se necessário, acrescente mais farinha ou leite para ajustar a consistência.
- Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano. Deixe crescer em um lugar quente e abafado por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
- Divida a massa em 12 porções iguais e modele em bolinhas. Coloque-as em uma forma untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano e deixe crescer novamente por cerca de 30 minutos, ou até ficarem bem fofinhas.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até dourarem.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até três dias.
A origem do pão de batata
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o pão de batata, mas há indícios de que ele tenha sido criado na Europa, após a introdução da batata no continente, no século XVI. A batata era um alimento barato e nutritivo, que podia substituir parte da farinha na produção de pão, economizando recursos e aumentando o rendimento.
Alguns historiadores afirmam que o pão de batata foi inventado na Irlanda, onde a batata era um alimento básico na dieta da população. Outros dizem que o pão de batata foi criado na Alemanha, onde há uma grande variedade de pães com diferentes ingredientes. Há ainda quem atribua a origem do pão de batata à França, à Itália ou à Escócia.
O fato é que o pão de batata se espalhou pelo mundo e ganhou diversas versões e adaptações, de acordo com os costumes e os ingredientes locais. Hoje, é possível encontrar pão de batata em diferentes formatos, tamanhos, sabores e texturas, agradando aos mais variados paladares.
Acompanhamentos para o pão de batata
O pão de batata é um pão versátil, que pode ser consumido de várias formas e em diferentes ocasiões. Você pode comê-lo puro, com manteiga, com geleia, com queijo, com presunto, com requeijão, com doce de leite, com nutella, etc. Você também pode recheá-lo com frango, carne, queijo, presunto, tomate, orégano, etc. Você também pode usá-lo para fazer sanduíches, torradas, rabanadas, etc.
Mas se você quer dar um toque especial ao seu pão de batata, que tal experimentar alguns acompanhamentos diferentes e deliciosos? Aqui vão duas sugestões:
- Creme de milho: Em uma panela, refogue uma cebola picada e dois dentes de alho amassados em duas colheres de sopa de manteiga. Adicione duas xícaras de milho verde, uma xícara de leite, sal e pimenta a gosto. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Bata no liquidificador até ficar cremoso. Volte para a panela e acrescente uma caixinha de creme de leite. Misture bem e sirva quente, sobre o pão de batata.
- Patê de atum: Em uma tigela, misture uma lata de atum escorrido, meia xícara de maionese, duas colheres de sopa de cebolinha picada, sal e pimenta a gosto. Leve à geladeira por pelo menos uma hora. Sirva frio, sobre o pão de batata.
Pão de Batata Doce: Uma Alternativa Saudável e Saborosa
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu mais sobre o pão de batata, um pão macio e saboroso que leva batata na massa. Você viu como fazer a receita em casa, de forma simples e rápida. Você também conheceu a origem desse pão, que tem raízes europeias, mas que se adaptou aos diversos países e culturas. E você ainda recebeu duas dicas de acompanhamentos para deixar o seu pão de batata ainda mais gostoso.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado a fazer o seu próprio pão de batata. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Até a próxima!