Como fazer banana a milanesa em casa?
Fazer banana a milanesa em casa é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e de uma frigideira. Veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo:
Ingredientes
- 4 bananas maduras, mas firmes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 ovos
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela a gosto
Modo de preparo
- Descasque e corte as bananas em rodelas ou em tiras, como preferir.
- Coloque a farinha de trigo em um prato e os ovos batidos em outro.
- Passe as bananas na farinha, no ovo e na farinha novamente, cobrindo bem todos os lados.
- Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as bananas em fogo médio, virando de vez em quando, até ficarem douradas e crocantes.
- Retire do fogo e escorra em papel toalha.
- Polvilhe açúcar e canela a gosto e sirva quente ou frio.
A origem da banana a milanesa
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu a banana a milanesa, mas há indícios de que ela tenha sido criada no Brasil, como uma adaptação da receita de banana frita, que é comum em vários países tropicais, como Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Costa Rica, entre outros.
A banana frita é uma forma de aproveitar as bananas que estão muito maduras e que não podem ser consumidas in natura. Ao fritá-las, elas ganham uma nova textura e um novo sabor, podendo ser servidas como sobremesa ou como acompanhamento de pratos salgados.
A banana a milanesa é uma variação da banana frita, que leva uma casquinha de farinha de trigo e ovo, que deixa a banana mais crocante e protege a fruta do contato direto com o óleo. Além disso, a banana a milanesa é polvilhada com açúcar e canela, que realçam o sabor doce da banana e dão um toque especial à sobremesa.
Acompanhamentos para a banana a milanesa
A banana a milanesa é uma sobremesa que pode ser consumida sozinha, ou com outros ingredientes que complementam o seu sabor e a sua textura. Você pode servir a banana a milanesa com sorvete, chantilly, calda de chocolate, doce de leite, leite condensado, creme de avelã, etc. Você também pode adicionar frutas frescas, como morango, kiwi, abacaxi, etc., para dar um contraste de cores e sabores.
Mas se você quer experimentar alguns acompanhamentos diferentes e deliciosos, que tal seguir essas duas sugestões:
- Queijo coalho: Em uma frigideira antiaderente, grelhe fatias de queijo coalho até ficarem douradas e derretidas. Sirva sobre a banana a milanesa, formando uma combinação de doce e salgado que vai surpreender o seu paladar.
- Creme de maracujá: Em uma panela, misture uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e uma xícara de suco de maracujá concentrado. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar. Deixe esfriar e sirva sobre a banana a milanesa, dando um toque de acidez e refrescância à sobremesa.
Doce de banana: uma delícia fácil de fazer e cheia de benefícios
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu mais sobre a banana a milanesa, uma sobremesa fácil e deliciosa que leva banana empanada e frita, servida com açúcar e canela. Você viu como fazer a receita em casa, de forma simples e rápida. Você também conheceu a origem dessa sobremesa, que tem raízes brasileiras, mas que se inspira na receita de banana frita, típica de vários países tropicais. E você ainda recebeu duas dicas de acompanhamentos para deixar a sua banana a milanesa ainda mais gostosa.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado a fazer a sua própria banana a milanesa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Até a próxima!