Odontologia | Veja como seguir carreira sólida e bem sucedida

Publicidade

 

 

 

 

 

Uma carreira em odontologia é uma ótima opção para quem busca uma carreira desafiadora e recompensadora. Os dentistas são profissionais altamente treinados para cuidar das condições bucais de seus pacientes e fornecer cuidados de saúde bucal.

Eles desempenham funções básicas, como realizar exames clínicos, fazer diagnósticos, oferecer tratamentos e propor medidas preventivas para evitar problemas dentários. Eles também se envolvem com o gerenciamento de questões médicas relacionadas à saúde bucal. A formação e a prática do cirurgião-dentista abrangem questões clínicas e sociais, pois as doenças bucais estão frequentemente relacionadas a condições gerais de saúde.

Publicidade

Os dentistas devem ter uma compreensão completa da patologia, microbiologia e farmacologia envolvidas no tratamento de doenças dentárias, bem como na administração de cuidados de saúde bucal. Os dentistas não só prestam cuidados diretamente aos pacientes.

Como também os aconselham na prevenção de problemas dentários, bem como oferecem conselhos de higiene pessoal. Os dentistas também estão envolvidos no ensino, pesquisa e administração. Eles refletem sobre deficiências estruturais e ambientais e buscam soluções no contexto das condições gerais de saúde.

Publicidade

Como se tornar um profissional de odontologia

Para se tornar um profissional em odontologia, é necessário ter concluído o curso de graduação em odontologia, reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia. Além de cumprir um período de 7 anos, que inclui 4 anos de ensino fundamental e 3 anos de residência médica, cada dentista deve conduzir e se reportar ao Conselho Estadual de Odontologia para garantir o cumprimento das leis e regulamentos pertinentes ao exercício da odontologia.

Após a formatura, os cirurgiões-dentistas devem atender aos requisitos do Crea-RJ ou do Conselho Regional de Odontologia (COREN) e obter o alvará para o exercício da odontologia. Assim, para receber o certificado de matrícula, é necessário passar por uma série de exames, entrevistas e avaliações.

Essas competições servem para avaliar as qualificações acadêmicas, profissionais, físicas e mentais do profissional. Alguns estados também exigem um teste de aptidão para admissão.

Além disso, os dentistas devem passar por um exame de Odontologia oficialmente reconhecido, geralmente realizado pelo Ministério da Saúde. Eles também devem obter uma licença de prática específica para tratar o paciente.

Por fim, os profissionais de odontologia também devem se manter atualizados nas diversas áreas da prática odontológica, por meio de cursos de atualização, seminários, workshops, estágios, etc.

Em quais áreas os dentistas atuam?

O dentista é um profissional da saúde especializado em cuidar da saúde bucal e dos dentes. As áreas de especialização para este profissional podem incluir:

1. Odontologia Preventiva: Em estreita colaboração com os profissionais de saúde, esta área da Odontologia cuida da prevenção de doenças e distúrbios bucais por meio de educação, aplicação de fluorose e programas de visitas regulares ao dentista ou higienista bucal.

2. Odontologia Restauradora: Esta disciplina se preocupa em tratar e restaurar dentes danificados, comprometidos ou ausentes, usando materiais artificiais ou naturais, como coroas, próteses, restaurações e implantes.

3. Odontopediatria: Esta área da Medicina Dentária dedica-se ao cuidado e prevenção dos problemas orais na infância, através de tratamentos preventivos e educação de pais e filhos.

4. Periodontia: Esta área de especialização se preocupa com a saúde dos tecidos que envolvem os dentes, como gengivas, ligamentos e ossos, e trata de problemas relacionados à gengivite ou perda óssea dos dentes.

5. Endodontia: Esta disciplina da Medicina Dentária estuda o interior dos dentes e é responsável pelo tratamento de problemas relacionados com as polpas dentárias e tratamento de canais radiculares.

6. Prótese fixa e removível: Esta área trata da fabricação, adaptação e reparo de próteses dentárias, utilizando metais, plásticos, cerâmicas, entre outros materiais.

7. Cirurgia buco-maxilo-facial: esta área trata de problemas como hemorragias, lesões e cistos, traumas maxilo-faciais, cirurgias de modificação facial, remoção de amígdalas, entre outros.

8. Odontologia estética: Este ramo da odontologia é responsável por melhorar a aparência dos dentes por meio de procedimentos como clareamento, selantes e restaurações estéticas.

Considerações finais

A carreira de dentista é uma profissão antiga em quase todas as partes do mundo, e vem adquirindo cada vez mais importância, pois tem forte impacto na autoestima e na saúde bucal das pessoas, além de atuar na estética facial. Além disso, oferece excelente remuneração e possibilidades de atividades variadas e crescimento profissional.

O profissional da odontologia também tem amplas responsabilidades e também é responsável pelo cuidado, manutenção e saúde bucal das pessoas, atendendo cada pessoa com dedicação e comprometimento. No cenário atual, os profissionais também precisam estar atualizados com os avanços tecnológicos e manter-se informados sobre a periodicidade de todos os tratamentos odontológicos.

A carreira de dentista é, portanto, uma profissão que exige muita responsabilidade e dedicação por parte dos profissionais, mas que tem grandes possibilidades na área. Os profissionais devem se dedicar a se manter informados sobre os novos avanços da tecnologia e dos tratamentos, a fim de atender com qualidade as necessidades da população.

Você está aqui: