Macarrão à bolonhesa: uma receita deliciosa e fácil de fazer

Publicidade

 

 

 

 

 

Você já experimentou macarrão à bolonhesa? É um prato típico da culinária italiana, que consiste em um molho de carne moída e tomate, servido sobre uma massa longa e fina. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva, que agrada a todos os paladares. Neste artigo, você vai aprender como fazer macarrão à bolonhesa em casa, seguindo alguns passos simples. Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da origem dessa receita, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar seu prato ainda mais completo. Vamos lá?

O que é macarrão à bolonhesa e por que ele é tão popular?

Macarrão à bolonhesa, também conhecido como spaghetti bolognese, é um prato originário da cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha, no norte da Itália. O nome bolonhesa vem do adjetivo bolognese, que significa “de Bolonha” em italiano. O molho bolonhesa, chamado de ragù alla bolognese em italiano, é feito com carne moída (geralmente de boi ou de porco), tomate, cebola, cenoura, aipo, alho, vinho tinto, leite, caldo de carne, sal, pimenta e ervas aromáticas, como louro, tomilho e orégano. O molho é cozido lentamente em fogo baixo, até ficar espesso e encorpado. O macarrão usado para acompanhar o molho é o spaghetti, uma massa longa e fina, feita de farinha de trigo e água, que é cozida em água fervente com sal, até ficar al dente, ou seja, macia por fora e firme por dentro.

Publicidade

O macarrão à bolonhesa é um prato muito popular em todo o mundo, especialmente nos países ocidentais, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil e Argentina. Ele é considerado um prato confortável, que aquece o corpo e a alma, ideal para os dias frios ou para as ocasiões especiais. Além disso, ele é fácil de fazer, econômico e versátil, podendo ser adaptado ao gosto de cada um, com diferentes tipos de carne, molho e massa. É também uma ótima fonte de proteína, carboidrato, fibra, vitaminas e minerais, que contribuem para uma alimentação equilibrada e saudável.

Macarrão à bolonhesa: uma receita deliciosa e fácil de fazer

Macarrão à bolonhesa: uma receita deliciosa e fácil de fazer

Publicidade

Como fazer macarrão à bolonhesa em casa?

Para fazer macarrão à bolonhesa em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de spaghetti
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 500 g de carne moída
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1/2 xícara de vinho tinto
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1 cubo de caldo de carne
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • Queijo parmesão ralado a gosto

Siga os passos abaixo para preparar o prato:

  1. Em uma panela grande, cozinhe o spaghetti em água fervente com sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio. Refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos, até ficarem macios e dourados.
  3. Adicione a carne moída e cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar e soltar toda a água. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  4. Adicione o tomate pelado, o vinho, o leite, o caldo de carne, o louro, o tomilho e o orégano. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 30 minutos, até o molho reduzir e ficar espesso. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.
  5. Sirva o spaghetti em pratos individuais, coberto com o molho bolonhesa. Polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e decore com folhas de manjericão fresco, se desejar. Bom apetite!

Qual é a origem do macarrão à bolonhesa?

A origem do macarrão à bolonhesa é incerta e controversa, pois existem várias versões e lendas sobre sua criação. Uma delas diz que o prato foi inventado por um cozinheiro chamado Alberto Alvisi, que trabalhava para o cardeal Pietro Aldobrandini, no século XVI. Segundo essa história, o cozinheiro teria preparado um molho de carne e tomate para acompanhar uma massa fresca, que ele chamou de tagliatelle, em homenagem aos cabelos longos e loiros da sobrinha do cardeal, que se chamava Taglia. O prato teria feito tanto sucesso, que o cozinheiro o batizou de tagliatelle al ragù, ou seja, tagliatelle ao molho.

Outra versão diz que o prato foi criado por um cozinheiro francês, que trabalhava para o rei Luís XIV, no século XVII. Segundo essa história, o cozinheiro teria se inspirado em uma receita italiana, que levava carne de vitela, toucinho, cebola, cenoura, aipo, vinho branco, caldo de carne e manteiga, para fazer um molho de carne e tomate, que ele serviu sobre uma massa longa e fina, que ele chamou de spaghetti, em homenagem aos espetinhos de madeira que ele usava para enrolar a massa. O prato teria sido chamado de spaghetti alla bolognese, ou seja, spaghetti ao estilo de Bolonha.

A versão mais aceita, porém, é que o prato foi criado na própria cidade de Bolonha, no século XIX, por um cozinheiro anônimo, que adaptou uma receita antiga de ragù, que era feita com carne de porco, toucinho, cebola, cenoura, aipo, vinho tinto, leite, noz-moscada, canela e cravo, para fazer um molho de carne e tomate, que ele serviu sobre uma massa longa e fina, que ele chamou de spaghetti, por ser mais fácil de encontrar do que a tagliatelle. O prato teria sido chamado de spaghetti al ragù, ou seja, spaghetti ao molho.

Independentemente da sua origem, o fato é que o macarrão à bolonhesa se tornou um dos pratos mais famosos e apreciados da culinária italiana, e um símbolo da cidade de Bolonha, que é considerada a capital gastronômica da Itália.


Quais são os melhores acompanhamentos para o macarrão à bolonhesa?

O macarrão à bolonhesa é um prato completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros ingredientes, que realçam o seu sabor e o tornam ainda mais nutritivo. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o macarrão à bolonhesa:

  • Salada verde: uma salada simples, feita com alface, rúcula, tomate, pepino e cebola, temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta, é uma ótima opção para acompanhar o macarrão à bolonhesa, pois traz frescor, crocância e leveza ao prato. Além disso, a salada verde é rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam na digestão e na saúde do organismo.
  • Pão de alho: um pão crocante, recheado com manteiga, alho, salsinha e queijo, é um acompanhamento perfeito para o macarrão à bolonhesa, pois combina com o sabor do molho e do queijo, e ajuda a limpar o paladar. Além disso, o pão de alho é uma fonte de carboidrato, que fornece energia para o corpo, e de alho, que tem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, que protegem a saúde.
  • Vinho tinto: um vinho tinto seco, de boa qualidade, é uma bebida que harmoniza muito bem com o macarrão à bolonhesa, pois realça o sabor da carne e do tomate, e cria um contraste com o queijo. Além disso, o vinho tinto é rico em polifenóis, que são antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares. Mas lembre-se de beber com moderação, pois o álcool em excesso pode fazer mal à saúde.

Arroz de forno: uma receita deliciosa e fácil de fazer

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer macarrão à bolonhesa em casa, seguindo uma receita simples e deliciosa, que é um clássico da culinária italiana. Você também conheceu um pouco da história e da origem desse prato, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar seu prato ainda mais completo. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha gastronômica. E não se esqueça de deixar sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Você está aqui: