Como Fazer a Panqueca de Espinafre com Frango?
Fazer a panqueca de espinafre com frango é muito simples e rápido. Você só vai precisar de:
- Para a massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- Para o recheio:
- 2 peitos de frango cozidos e desfiados
- 1 maço de espinafre lavado e picado
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de óleo
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
- Para o molho branco:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- Sal e noz-moscada a gosto
- Para a cobertura:
- 100 g de queijo parmesão ralado
O primeiro passo é fazer a massa da panqueca. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea e líquida. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo. Coloque uma concha da massa na frigideira e espalhe bem, formando um disco fino. Deixe dourar de um lado e vire para dourar do outro. Repita o processo até acabar a massa. Reserve as panquecas em um prato.
O segundo passo é fazer o recheio de frango e espinafre. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue o alho e a cebola até ficarem macios. Adicione o frango desfiado e o espinafre picado e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até o espinafre murchar e o frango ficar bem misturado. Desligue o fogo e reserve o recheio.
O terceiro passo é fazer o molho branco. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe por alguns minutos, sem parar de mexer, até formar uma pasta dourada. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um molho liso e cremoso. Tempere com sal e noz-moscada e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo e reserve o molho.
O quarto e último passo é montar as panquecas. Em um refratário untado com manteiga, coloque uma panqueca e recheie com uma porção do frango com espinafre. Enrole a panqueca e coloque no refratário, com a parte da emenda para baixo. Repita o processo com as demais panquecas, até preencher todo o refratário. Cubra as panquecas com o molho branco e salpique o queijo ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
Qual é a História da Panqueca?
A panqueca é um prato que tem origem na antiguidade, e que se popularizou em diversas culturas e países. Os primeiros registros da panqueca na Rússia, surgiu o “blini”, uma panqueca fina e redonda, que é servida com caviar, salmão, sour cream ou geléia. Na China, surgiu o “bing”, uma panqueca salgada e crocante, que é recheada com carne, legumes, ovos ou queijo. No México, surgiu a “tortilla”, uma panqueca de milho ou trigo, que é usada para fazer tacos, burritos, enchiladas e quesadillas. No Brasil, a panqueca foi trazida pelos portugueses, que adaptaram a receita com os ingredientes locais, como o leite condensado, o coco, o queijo e a carne seca. A panqueca brasileira é mais parecida com a francesa, mas tem uma massa mais grossa e um recheio mais generoso.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para a Panqueca de Espinafre com Frango?
A panqueca de espinafre com frango é uma receita que combina com vários tipos de acompanhamentos. Você pode escolher o que mais te agrada, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui vão duas sugestões que nós adoramos:
- Salada: nada melhor do que uma salada fresca e colorida para acompanhar a panqueca de espinafre com frango. A salada traz um contraste de texturas e sabores, e ainda ajuda a equilibrar a refeição, fornecendo mais fibras, vitaminas e minerais. Você pode fazer uma salada simples, com alface, tomate, cenoura e pepino, ou uma salada mais elaborada, com rúcula, beterraba, nozes e queijo feta. Você também pode variar o molho da salada, usando vinagrete, maionese, iogurte ou mostarda. O importante é usar a sua criatividade e o seu paladar.
- Arroz: se você prefere um acompanhamento mais tradicional e consistente, que tal combinar a panqueca de espinafre com frango com um arroz soltinho e saboroso? O arroz complementa a panqueca, pois é uma fonte de carboidratos, que dão energia e saciedade. Você pode fazer um arroz branco simples, com alho, cebola, sal e óleo, ou um arroz mais incrementado, com cenoura, ervilha, milho ou açafrão. Você também pode usar outros tipos de arroz, como o integral, o parboilizado ou o selvagem. O resultado é um acompanhamento que agrada a todos e que combina perfeitamente com a panqueca.
Benefícios do chuchu
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu 7 benefícios da panqueca de espinafre com frango, uma receita saudável, saborosa e fácil de fazer. Você também aprendeu como fazer a receita, que leva poucos ingredientes e fica pronta em menos de 30 minutos. Além disso, você conheceu uma curiosidade sobre a origem da panqueca, que é um prato milenar e que se popularizou em diversas culturas e países. E para finalizar, você viu duas sugestões de acompanhamentos para deixar a sua refeição ainda mais completa e deliciosa: a salada e o arroz.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a experimentar a panqueca de espinafre com frango. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e familiares, e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e as suas sugestões. Nós adoraríamos saber o que você achou do nosso conteúdo e da nossa panqueca. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!