Como saber se estou bem de saúde?

Publicidade

 

 

 

 

 

Estou bem de saúde? Hoje em dia, é muito comum que as pessoas só procurem o médico quando o problema já aconteceu.

Publicidade

Entretanto, grande parte dos problemas de saúde e até algumas doenças dão sinais ao longo do tempo, isso inclui problemas físicos e mentais.

Publicidade

Pensando nisso, para quem não tem opção ou não quer procurar um médico, a seguir, vamos dar 5 dicas simples, mas extremamente eficientes para saber se você está bem de saúde. Vamos lá!

5 Dicas para saber se você está Bem de Saúde

Mas afinal, como saber se estou bem de saúde? Como mencionado anteriormente, a forma mais eficiente e recomendada para você identificar possíveis problemas e tratá-los, é com acompanhamento e exame de rotina com um médico, seja clínico-geral, cardiologista, entre outros.

Porém, quando o acesso a esses meios não é possível, é preciso prestar atenção em 5 fatores que podem estar prejudicando a sua saúde.

Publicidade

Mas lembre-se, os fatores não necessariamente querem dizer que algo de errado está acontecendo com você, mas sim, que está na hora de procurar por ajuda médica, ok?

Como saber se estou bem de saúde?

1. Peso

Hoje em dia, se aceitar é fundamental. Todavia, quando a aceitação está afetando a sua saúde, é preciso criar um alerta.

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é considerada uma doença que só no Brasil, mata mais de 160 mil pessoas todos os anos, direta ou indiretamente.

Sendo assim, é preciso refletir se o excesso de peso realmente é algo saudável. Neste momento, não estamos falando sobre padrão de corpo, mas sim, sobre saúde, principalmente cardiovascular.

Além da saúde do coração, o excesso de peso, principalmente em pessoas que fazem dieta, pode indicar problemas hormonais, como a tireoide, por exemplo.

2. Circunferência da Cintura

Além do excesso de peso, outro fator que pode interferir diretamente na sua saúde é a circunferência abdominal e a relação entre cintura e quadril.

No caso das mulheres, por exemplo, a circunferência indicada da cintura é de 80 cm e para os homens, algo em torno de 94 cm.

Mas calma! Não estamos falando que são números cravados, muito pelo contrário. Entretanto, tudo que foge drasticamente desses números pode ser um sinal de alerta.

A gordura abdominal, principalmente próxima ao umbigo, é a grande responsável por diversas doenças, como:

  • Diabete do tipo 2;
  • AVC;
  • Hipertensão;
  • Infarto;
  • Insipiência Hepática;
  • Entre outras.

Por que a gordura abdominal é preocupante? Em resumo, quando se tem muita gordura na região abdominal, é um sinal que a pessoa possui o que chamamos de Gordura Visceral, ou seja, a gordura que fica entre as vísceras.

Uma das formas de identificar a Gordura Visceral (Gordura Intra-abdominal) é a dilatação abdominal ou a circunferência do mesmo.


3. Desempenho Intelectual

Quando falamos sobre estar bem de saúde, além da parte física em geral, também é fundamental falar sobre o cérebro.

Segundo os especialistas, cerca de 20% de toda a energia do nosso corpo é destinada ao cérebro. Sendo assim, quando o seu desempenho intelectual está ficando cada vez pior, isso é um sinal claro de alerta.

Em muitos casos, a solução para a perda de desempenho é uma boa-noite de sono. Todavia, existem vários fatores ligados a este problema, como doenças, má alimentação, problemas hormonais, entre outros.

Além de tudo que foi citado acima, a piora no desempenho intelectual em alguns casos pode estar ligada a doenças mentais, como a ansiedade, por exemplo.

4. Equilíbrio Emocional

Podemos dizer que as pessoas são um equilíbrio perfeito entre Corpo e Mente, desse modo, quando um não está bom, afeta diretamente no outro.

No caso dos problemas emocionais, uma forma de notar que algo não está certo é através do seu equilíbrio emocional. Algo de ruim aconteceu, como você reage a isso?

Ficar triste, feliz, angustiado, eufórico, isso é normal e extremamente saudável. Porém, quando algo que acontece te afeta de uma forma desproporcional, tem algo errado.

Um copo caiu no chão, por exemplo, e por conta disso, ao invés de pensar “onde está a vassoura”, você simplesmente surta. Bom é um sinal que você precisa de ajuda médica.

Até porque, problemas emocionais não estão ligados somente às emoções, mas também aos hormônios.

5. Saúde Bucal

Por fim, mas não menos importante, temos a Saúde Bucal. Embora seja um dos lugares que as pessoas menos se preocupam, com certeza é o local mais importante do nosso corpo.

A falta de Saúde Bucal não leva a somente uma dor de dente ou sensibilidade, pode literalmente levar a óbito. Sendo assim, quando falamos sobre estar bem, pense “quanto tempo faz que não vou no dentista?”.

Além dos cuidados clínicos, cuidados como a escovação correta e claro, o uso de fio dental, também são fundamentais.

Conte para nós, você está bem de saúde? É muito difícil estar 100% de saúde, poucas pessoas se preocupam com isso. Porém, se você notar a alteração em alguns dos 5 tópicos acima, por que não procurar um médico?

Você está aqui:

Acesse nosso Grupo