Pãozinho de mussarela uma delicia na sua sobremesa
Como fazer o pãozinho de mussarela?
Para fazer o pãozinho de mussarela, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 ovos
- 1/4 de xícara (chá) de óleo
- 30 g de fermento biológico fresco
- 1 xícara (chá) de água morna
- 400 g de queijo mussarela em cubos
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, e o sal.
- Em outra tigela, bata os ovos com um garfo, e adicione o óleo e o fermento. Misture bem, e despeje sobre a farinha. Mexa com uma colher, e depois sove a massa com as mãos, até ficar lisa e homogênea. Se necessário, acrescente mais água ou farinha, até obter uma massa que não grude nas mãos.
- Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, e divida em 40 porções iguais. Abra cada porção com um rolo, e coloque um cubo de mussarela no centro. Feche a massa, formando uma bolinha, e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano, e deixe descansar por cerca de 40 minutos, ou até dobrar de volume.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, e asse por cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados. Retire do forno, e sirva em seguida, ou guarde em um recipiente fechado, para consumir depois.
Qual é a origem do pãozinho de mussarela?
Não se sabe ao certo qual é a origem do pãozinho de mussarela, mas existem algumas hipóteses. Uma delas é que ele seja uma adaptação do pão de queijo, uma receita tradicional de Minas Gerais, que leva polvilho e queijo meia cura na massa. Outra possibilidade é que ele tenha sido inspirado pelo pão italiano recheado com queijo, chamado de focaccia.
O que se sabe é que o pãozinho de mussarela se popularizou no Brasil nas últimas décadas, sendo encontrado em padarias, lanchonetes, e supermercados, e também sendo feito em casa, por muitas pessoas que gostam de cozinhar. O pãozinho de mussarela se tornou um símbolo da gastronomia brasileira, e uma das sobremesas mais queridas do país.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pãozinho de mussarela?
O pãozinho de mussarela é uma receita que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui estão duas sugestões que você pode experimentar:
- Doce de leite: O doce de leite é um clássico da culinária brasileira, que tem um sabor doce e cremoso, que contrasta com o salgado e o derretido do queijo. Você pode servir o doce de leite em uma tigela, e mergulhar o pãozinho de mussarela nele, ou espalhar o doce de leite sobre o pãozinho, e comer com uma colher. É uma combinação irresistível, que vai deixar sua sobremesa ainda mais gostosa.
- Goiabada: A goiabada é outro doce típico do Brasil, que é feito com goiaba e açúcar, e tem uma textura firme e uma cor vermelha. A goiabada combina muito bem com o queijo, formando o famoso casadinho, ou romeu e julieta. Você pode cortar a goiabada em cubos, e colocar sobre o pãozinho de mussarela, ou derreter a goiabada em uma panela, e regar o pãozinho com ela. É uma opção deliciosa, que vai agradar a todos os paladares.
Pão de batata bem fofinho e delicioso
Conclusão
O pãozinho de mussarela é uma receita simples, mas deliciosa, que pode ser servida como sobremesa, e que vai surpreender seus convidados. Neste artigo, você aprendeu o que é o pãozinho de mussarela, como fazer a receita passo a passo, a origem dessa delícia, e duas sugestões de acompanhamentos para deixar sua sobremesa ainda mais completa.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha se inspirado para fazer o pãozinho de mussarela na sua casa. Se você gostou, compartilhe este artigo com seus amigos, e deixe um comentário abaixo, contando o que você achou da receita, e se você tem alguma outra sugestão de acompanhamento. Sua opinião é muito importante para nós!
Obrigado por ler, e até a próxima! 😊