- Massa: em uma tigela, misture 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó, 1 colher de sopa de fermento e uma pitada de sal. Em outra tigela, bata 4 ovos com um garfo, e adicione 1 xícara de leite e 1/2 xícara de óleo. Junte as duas misturas e mexa bem, até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que um palito saia limpo ao espetar o bolo.
- Recheio: em uma panela, coloque 1 lata de leite condensado, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga e uma pitada de sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.
- Cobertura: em uma tigela, coloque 200 g de chocolate meio amargo picado, e leve ao micro-ondas por 30 segundos, ou até derreter. Adicione 1 caixinha de creme de leite e misture bem, até formar um creme liso e brilhante.
- Montagem: depois que o bolo estiver assado e frio, corte-o ao meio, e recheie com o brigadeiro. Cubra com a outra metade do bolo, e espalhe a cobertura por cima e pelas laterais. Decore com raspas de chocolate, granulado, confeitos, morangos, ou como preferir. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas, para ficar bem firme e gelado.
A História do Bolo de Chocolate Cremoso
O bolo de chocolate cremoso é uma variação do bolo de chocolate tradicional, que surgiu no século XVIII, na Europa. O bolo de chocolate tradicional era feito com uma massa seca e esfarelenta, que era regada com uma calda de açúcar e chocolate. O bolo de chocolate cremoso, por sua vez, foi uma invenção do século XX, nos Estados Unidos, onde o bolo de chocolate ganhou popularidade durante a Grande Depressão. Nessa época, as pessoas usavam ingredientes baratos e abundantes, como leite condensado, creme de leite e chocolate em pó, para fazer um bolo de chocolate mais úmido e saboroso. O bolo de chocolate cremoso se tornou um sucesso, e se espalhou pelo mundo, ganhando diversas versões e nomes, como bolo nega maluca, bolo prestígio, bolo bombom, bolo mousse, etc.
Acompanhamentos para o Bolo de Chocolate Cremoso
O bolo de chocolate cremoso já é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais a sua sobremesa, pode servir alguns acompanhamentos que combinam muito bem com o sabor e a textura do chocolate. Alguns exemplos são:
- Sorvete: o sorvete é uma ótima opção para acompanhar o bolo de chocolate cremoso, pois cria um contraste entre o quente e o frio, e o cremoso e o crocante. Você pode escolher o sabor de sorvete que mais gostar, como baunilha, creme, morango, coco, etc. Você pode servir o sorvete junto com o bolo, em uma bola ou em uma casquinha, ou pode fazer uma sobremesa mista, como o petit gateau ou o brownie.
- Frutas: as frutas são outra opção para acompanhar o bolo de chocolate cremoso, pois trazem um toque de frescor, acidez e cor para a sobremesa. Você pode usar frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora, cereja, etc., que combinam muito bem com o chocolate, ou frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, etc., que contrastam com o doce. Você pode servir as frutas picadas, em calda, em geleia, ou inteiras, sobre o bolo ou ao lado.
Torta de Chocolate com Mousse de Limão
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um bolo de chocolate cremoso e irresistível, que é simples, rápido e delicioso. Você também conheceu um pouco da história e da origem do bolo de chocolate, e algumas sugestões de acompanhamentos para a sua sobremesa. Agora, é só escolher a sua receita favorita e colocar a mão na massa. Depois, é só saborear e se deliciar com esse bolo maravilhoso que é o bolo de chocolate cremoso. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos ouvir o que você tem a dizer. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!