- Misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela grande. Adicione o leite e a água morna e amasse bem até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por 20 minutos em um lugar aquecido.
- Abra a massa em uma superfície enfarinhada, formando um retângulo. Coloque a manteiga em pedaços sobre a massa e dobre-a em três partes, como um envelope. Leve à geladeira por 30 minutos.
- Repita o processo de abrir e dobrar a massa mais três vezes, levando à geladeira entre cada vez. Isso vai criar as camadas de massa e manteiga que vão dar o efeito folhado aos croissants.
- Abra a massa pela última vez, formando um retângulo fino. Corte triângulos da massa e enrole-os da base para a ponta, formando as meias-luas. Coloque-os em uma assadeira untada e deixe crescer por uma hora em um lugar aquecido.
- Pincele os croissants com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 a 20 minutos, ou até dourarem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Qual é a origem dos croissants?
A origem dos croissants é controversa, mas a versão mais aceita é que eles foram criados na Áustria, no século XVII. Segundo a lenda, os padeiros de Viena teriam inventado os croissants para celebrar a vitória sobre os turcos, que tentavam invadir a cidade. O formato de meia-lua seria uma referência à bandeira do Império Otomano.
Outra versão diz que os croissants foram trazidos para a França pelo rei Luís XVI, que era de origem austríaca. Ele teria introduzido o pão em sua corte, onde foi aprimorado pelos padeiros franceses. De qualquer forma, os croissants se tornaram um símbolo da cultura e da gastronomia francesa, sendo apreciados em todo o mundo.
Quais são os melhores acompanhamentos para os croissants?
Os croissants podem ser consumidos puros ou com diversos recheios e coberturas, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para os croissants:
- Geleia: uma das opções mais clássicas e simples, a geleia pode ser de vários sabores, como morango, framboesa, damasco, laranja, etc. Basta espalhar uma camada de geleia sobre o croissant e saborear.
- Chocolate: outra opção deliciosa e irresistível, o chocolate pode ser usado de várias formas. Você pode rechear o croissant com uma barra de chocolate antes de assar, derreter o chocolate e colocar por cima do croissant, ou usar uma pasta de chocolate, como Nutella, para cobrir o croissant.
- Queijo: se você prefere um sabor mais salgado, o queijo é uma ótima escolha. Você pode usar queijos cremosos, como cream cheese, requeijão ou ricota, ou queijos mais firmes, como mussarela, prato ou brie. Você pode rechear o croissant com o queijo antes de assar, ou colocar o queijo por cima do croissant e levar ao forno para derreter.
Receita de Massa de Pastel que Você Vai Adorar
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu algumas dicas para fazer croissants deliciosos e crocantes em casa. Você viu o que são croissants, como fazer a massa folhada, como modelar e assar os croissants, qual é a origem dessa receita e quais são os melhores acompanhamentos para os croissants. Agora, você pode surpreender seus familiares e amigos com essa delícia no café da manhã ou no lanche da tarde. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com água na boca. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!