Como a Autoestima Pode Melhorar a Sua Saúde

Publicidade

 

 

 

 

 

Autoestima é a avaliação e o sentimento de valor próprio de uma pessoa. É a base emocional, consciente e até mesmo inconsciente de se perceber. A autoestima, também conhecida como autoavaliação ou auto-conceito, é fundamental para o equilíbrio emocional.

Um nível saudável de autoestima não só melhora o humor, mas também aumenta a capacidade de lidar com o estresse diário e permanecer focado em objetivos.

Publicidade

Além de contribuir para o crescimento pessoal e para a boa saúde em geral, a autoestima também influencia positivamente nos relacionamentos interpessoais com amigos, família e parceiros.

Os problemas da autoestima baixa

Quando a autoestima é baixa, a pessoa se sente inferior em relação aos outros. Isso materializa-se em insegurança, ansiedade, depressão e até mesmo vergonha.

Publicidade

Um comportamento destes pode ser prejudicial para a saúde física e mental. Mesmo com apoio de outras pessoas, os indivíduos sentir-se-ão menos capazes e improdutivos.

Uma das consequências da baixa autoestima é o afastamento e o isolamento. Estudos científicos indicam que pessoas que possuem uma autoestima saudável são mais propensas a enfrentarem desafios, pois acreditam que conseguem controlar as situações e superar as adversidades.

Existem métodos para melhorar a autoestima que podem desde mudar o pensamento negativo, encontrar meios para elevar a confiança e manter o foco nas qualidades e conquistas pessoais.

Estas ferramentas proporcionam um sentimento de segurança em quem as usa, o que permite adotar um estilo de vida mais saudável.

Praticar exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, meditar, procurar ajuda profissional para lidar com os problemas e realizar hobbies que dão prazer são alguns dos métodos para alcançar um bom nível de autoestima e melhorar a sua saúde.

Dicas para ter a Autoestima melhorando Sua Saúde

1. Fique consciente de quem você é: Se concentre nos seus pontos fortes e nos aspetos importantes para você e ache maneiras únicas de as usar como sua marca pessoal.

2. Cuide de você: Passe tempo tratando de si, fazendo algo que te deixe feliz.

3. Aceite o que não pode mudar: Aceite a si como é e não se compare com outras pessoas.

4. Programe-se para o sucesso: Estabeleça metas e objetivos realistas para dar-lhe um sentimento de satisfação.

5. Seja flexível: Não seja demasiado crítico com você mesmo, mas também não aceite tudo. Aprenda a valorizar os seus padrões e o trabalho que tem que fazer para alcançar os seus objectivos.

6. Dê tempo a você mesmo: relaxe, saia com amigos.

7. Coma saudavelmente: Uma dieta equilibrada, repleta de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas e nutrientes pode ajudar o seu bem-estar físico e mental.

8. Faça exercício: Exercitar-se não só melhora o seu bem-estar mental, mas também pode melhorar a sua autoestima.

9. Pratique técnicas de relaxamento: Pratique yoga, meditação ou técnicas de respiração profunda para relaxar seu corpo e ajudar a diminuir o estresse.

10. Busque ajuda se necessário: Se estiver passando por alguma crise de autoestima e não conseguir ultrapassar sozinho, procure ajuda profissional para tratar a raiz do problema.


Benefícios da Autoestima melhorando Sua Saúde

A autoestima é uma avaliação que a pessoa faz da própria imagem corporal, ou seja, daquilo que vê quando se olha no espelho. Insegurança e baixa autoestima podem desencadear uma série de problemas de saúde (física e mental), pois tudo o que sentimos tem influência no nosso corpo.

A seguir você verá benefícios da autoestima para a sua saúde e também algumas dicas para melhorar a sua autoestima:

1. Proteção contra doenças cardiovasculares: um estudo recente publicado na revista médica BMC Psychiatry, revealque pessoas com baixa autoestima e inseguranças eram duas vezes e meia mais propensas a desenvolverem doenças cardiovasculares.

2. Menos inflamações: baixa autoestima também está associada com aumento das inflamações crônicas. Isso por que, ela influencia na secreção de substâncias do sistema imunológico que levam a mais doenças inflamatórias.

3. Mais energia: a autoestima influencia diretamente nos níveis de energia e vitalidade da pessoa. Aqueles que têm confiança, são mais propensos a terem mais energia para comentar suas atividades.

4. Prevê contra depressão: quem tem baixa autoestima está mais sujeito a desenvolver depressão. A baixa confiança no próprio eu cria pensamentos negativos e mais estreitamento diante de situações indesejáveis.

5. Relaxamento e bem-estar: quanto maior a autoestima, maior a autocompaixão e satisfação consigo mesmo. Esta satisfação tem relação direta com o relaxamento e bem-estar.

Você está aqui: