O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, bata os ovos com um garfo, até ficarem espumosos. Adicione o leite, o açúcar e o fermento, e misture bem. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo, e mexa com uma colher, até formar uma massa homogênea e cremosa.
- Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio, até ficar bem quente. Com a ajuda de duas colheres, faça bolinhas com a massa, e coloque-as no óleo, com cuidado. Frite os bolinhos, virando-os de vez em quando, até ficarem dourados e cozidos por dentro. Isso deve levar cerca de 10 minutos.
- Retire os bolinhos com uma escumadeira, e coloque-os em um prato forrado com papel toalha, para escorrer o excesso de óleo. Polvilhe os bolinhos com açúcar e canela, a gosto. Sirva em seguida, ou deixe esfriar.
A Origem do Bolinho de Chuva
O bolinho de chuva é uma receita que tem origem na culinária portuguesa, mas que se adaptou ao Brasil. Em Portugal, existe um doce chamado filhós, que é feito com farinha, ovos, leite, açúcar e fermento, e que é frito em forma de disco. Esse doce é típico do Natal, e é servido com mel ou açúcar e canela. Os portugueses trouxeram essa receita para o Brasil, durante a colonização, e aqui ela ganhou algumas variações. Uma delas foi o bolinho de chuva, que é feito com a mesma massa do filhós, mas em forma de bolinha. O nome bolinho de chuva surgiu porque esse doce era muito consumido em dias de chuva, quando as crianças não podiam brincar fora de casa.
Acompanhamentos para o Bolinho de Chuva
O bolinho de chuva é uma receita que combina com vários tipos de acompanhamentos. Você pode servir o bolinho de chuva com:
- Doce de leite ou goiabada: um recheio cremoso e doce vai deixar o bolinho de chuva ainda mais irresistível. Você pode fazer um furo no bolinho com um palito, e injetar o doce de leite ou a goiabada com um saco de confeitar, ou simplesmente cortar o bolinho ao meio, e colocar o recheio.
- Banana ou maçã: uma fruta fresca e picada vai dar um toque de sabor e de saúde ao bolinho de chuva. Você pode misturar a fruta na massa, antes de fritar, ou servir a fruta junto com o bolinho, depois de frito.
- Chocolate ou creme de avelã: uma cobertura de chocolate ou de creme de avelã vai deixar o bolinho de chuva mais sofisticado e delicioso. Você pode derreter o chocolate ou o creme de avelã em banho-maria, ou no micro-ondas, e regar sobre os bolinhos, ou mergulhar os bolinhos na cobertura.
Dicas para Fazer uma Torta de Banana na Travessa
Conclusão
O bolinho de chuva é uma receita de doce frito, que leva farinha de trigo, ovos, leite, açúcar e fermento, e que é polvilhado com açúcar e canela. É uma receita que faz parte da infância de muitos brasileiros, e que tem origem na culinária portuguesa. Fazer o bolinho de chuva é muito fácil e rápido, e você pode servir com vários acompanhamentos. Agora que você já sabe como fazer o bolinho de chuva, que tal experimentar essa receita em casa? Deixe nos comentários a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima!
: [Bolinho de chuva: o que é, como fazer e dicas para deixar o doce ainda mais gostoso] : [Receita de bolinho de chuva] : [A origem do bolinho de chuva]