Em vez de focar nas coisas que nos faltam na vida, nos ajuda a ver tudo de que já somos abençoados. Isso nos ajuda a nos concentrar em nossas vidas e nos lembra de tudo que já temos.
Em segundo lugar, o sentimento de gratidão melhora a autoestima ao nos permitir reconhecer o bem em nós mesmos e nos outros. Ao sentir gratidão por aqueles que nos influenciam positivamente, sentimos apoio e acolhimento, e isso pode nos ajudar a nos sentirmos mais confiantes e seguros.
Além disso, a gratidão nos ajuda a cultivar relacionamentos mais saudáveis e significativos. Quando somos gratos aos outros por suas ações, eles geralmente nos retornam com o mesmo sentimento, o que nos dá um senso de afeição e bem-estar. Isso pode ajudar a nos sentirmos menos isolados e mais conectados com outras pessoas.
Por fim, a prática regular da gratidão ajuda a reduzir o estresse. Quando nos concentramos no que temos e somos gratos por isso, sentimos menos necessidade de controlar as situações à nossa volta. Ao deixar de lado as preocupações, nos sentimos mais tranquilos e relaxados.
A gratidão é certamente uma força poderosa que pode melhorar nossa saúde mental. Com a prática regular, podemos desfrutar de muitos dos benefícios da gratidão, incluindo maior felicidade, autoestima e relacionamentos saudáveis, além de menos estresse.
[e-mail]
Como aprender a praticar a gratidão
A prática da gratidão é uma habilidade que deve ser desenvolvida e cultivada ao longo do tempo. A melhor maneira de começar a praticar a gratidão é aprender a se concentrar naquilo que temos a agradecer, invés de nos concentrar nas coisas que nos faltam.
A seguir, estão algumas dicas para aprender a praticar a gratidão:
1. Aprenda a ver o que tem em vez do que lhe falta. Comece a fazer um esforço para se concentrar no que tem, em vez do que não tem. Faça uma lista todos os dias de 5 coisas, grandes ou pequenas, pelas quais você é grato.
2. Meça o seu sucesso de outra forma. Em vez de medir sua satisfação pela sua posição na vida pela “possessões” que tem, procure apreciar e agradecer as pequenas coisas que tem.
3. Respire fundo e pratique a meditação. Concentrar-se na respiração e agora pode ajudar a enraizar sentimentos de gratidão e tranquilidade interior.
4. Veja a beleza do mundo à sua volta. Desfrute da beleza da natureza e dos momentos comuns da vida. Tome um tempo para observar o vaivém natural da vida e permita que isso inspire na você sentimentos de gratidão.
5. Saiba que a gratidão não é necessariamente otimismo. Permita-se sentir sentimentos negativos como tristeza ou raiva. Porém, pode descobrir também coisas pelas quais é grato, mesmo nas piores circunstâncias.
6. Seja ativo para praticar a gratidão. Compartilhe seus sentimentos de gratidão com outras pessoas, e incentive a prática de atos de gentileza. Agradeça às pessoas as pequenas coisas que eles fazem com frequência.
7. Deixe os pensamentos negativos. Pratique a gratidão recusando-se a ficar preso consecutivamente a pensamentos negativos. Deixe que os sentimentos de gratidão se sobreponham aos pensamentos repletos de angústia ou aversão.
8. Diga ‘Obrigado’ mais frequentemente. Deixe-se lembrar de que muitas das bênçãos que recebe todos os dias não são conquistadas pelo seu próprio esforço. Aprenda a dizer “obrigado” pelo que você tem, e tome consciência que outras pessoas contribuíram para o seu bem-estar.
Considerações finais
A gratidão é um dos princípios fundamentais da vida e é uma ferramenta poderosa para alcançar alegria e felicidade. Se não houver gratidão, não haverá paz interior. Não só a gratidão nos ajuda a desenvolver o nosso bem-estar emocional, mas também é um grande fator da nossa vida diária.
Quando estamos gratos pelas nossas bênçãos na vida, podemos estar aberto para possibilidades infinitas e, assim, realizamos nossos objetivos. Nesse sentido, é importante praticar a gratidão, pois ela nos lembra das coisas boas que acontecem em nossa vida todos os dias e nos fazem sentir mais tranquilos, felizes e abençoados.