Procurando formas de como cuidar da saúde mental? Bom, felizmente, atualmente muitas pessoas estão procurando meios para cuidar da sua saúde mental.
Procurando formas de como cuidar da saúde mental? Bom, felizmente, atualmente muitas pessoas estão procurando meios para cuidar da sua saúde mental.
Mas infelizmente, segundo o próprio Ministério da Saúde, cerca de 85% das pessoas entrevistadas em um estudo, relataram ter problemas de ansiedade em algum nível. Um número considerado alarmante pelos especialistas.
Pensando neste estudo, este artigo vai abordar 5 formas 100% naturais, mas efetivas de como cuidar da saúde mental. Vamos lá?
Você tem ou já teve algum problema com ansiedade? Hoje em dia, a ansiedade faz parte do dia a dia da maior parte da população. Entretanto, além da ansiedade, outros problemas estão cada vez mais comuns, como a depressão e a síndrome do pânico, por exemplo.
No mesmo estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 16% das pessoas entrevistadas relataram depressão grave.
Um número extremamente assustado, até porque, as doenças emocionais afetam drasticamente o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas.
A fim de fugir dessas estatísticas, existem algumas atitudes e hábitos que você pode utilizar, como é o caso das 5 dicas de como cuidar da saúde mental abaixo.
Não adianta! Quando falamos sobre como cuidar da saúde mental, a atividade física é extremamente necessária. Por quê? Bom, além de ser responsável pela liberação de diversos hormônios, ela também auxilia diretamente na saúde física.
Em outras palavras, praticar algum tipo de atividade física regularmente auxilia tanto na saúde física, como na saúde mental do praticante.
Dentre as atividades físicas, não existe uma pior ou uma melhor, mas sim, aquela que você gosta de fazer.
Alimentação Saudável? Exatamente! Hoje em dia, muitas pessoas querem ter saúde e qualidade de vida, mas sem praticar exercícios físicos ou se alimentar bem. De antemão, isso é impossível!
Claro, você não precisa fazer dieta, muito menos passar fome, isso não é necessário. Em resumo, o que precisa acontecer é algo simples, você precisa fornecer todos os nutrientes que o seu corpo precisa para se manter funcionando perfeitamente.
Até porque, em muitos casos, a depressão não surge por um motivo emocional, mas sim, por um motivo químico, como a falta de produção de algum hormônio.
No caso do homem, por exemplo, a depressão após os 50 anos, é comum, principalmente por ser nesta fase que o homem passa a produzir menos testosterona.
Antes de mais nada, a meditação não é uma religião, mas sim, um tipo de exercício mental. Quando se trata da meditação, ela é uma atividade que requer 2 princípios importantíssimos:
Com base nesses 2 princípios, a meditação traz diversos benefícios para você, alguns comprovados por estudos científicos.
Quer uma dica? Principalmente para quem quer melhorar não só a ansiedade e depressão, mas a vida como um todo, associar a Atividade Física, Alimentação Saudável e Meditação, mudará a sua vida para sempre.
Como assim o sono? Atualmente, muitos especialistas afirmam que o sono é a principal parte do nosso dia. Pois, é no sono que nosso corpo regula e produz hormônios essenciais para a nossa saúde.
Como mencionado anteriormente, um dos motivos da depressão é a falta de hormônios, lembra? Além disso, o sono é responsável por diversas outras funções do organismo, do controle emocional, até a digestão.
Quando sobre como cuidar da saúde mental, o sono é uma prioridade acima das outras dicas citadas neste breve conteúdo.
Por quê? Ao contrário do exercício físico que cansa, por exemplo, um sono de qualidade não tem nenhum tipo de “contra”. Ou seja, dormir bem não tem nenhum lado negativo, muito pelo contrário.
Mas não basta dormir, é preciso dormir profundamente para ter todos os benefícios que uma “boa noite” de sono pode lhe proporcionar.
Por fim, a última dica de como cuidar da saúde mental é o contato com a natureza. Até porque, embora muitas pessoas não se lembram, mas somos animais, somos parte da natureza.
Consequentemente, é de suma importância que os humanos se conectem com a natureza, respirem ar puro e principalmente, tenham contato direto com o sono.
Durante nosso dia, dificilmente pisamos no chão com os pés descalços e quando pisamos, é em um solo que não tem contato direto com a natureza.
Você está aqui: