O artigo também abordará diretrizes de segurança e agendamento para garantir que os participantes da atividade física observem as melhores práticas para se exercitar com segurança e obter os benefícios desejados da atividade física.
1. Atividade ao ar livre
Idosos que gostam de ficar ao ar livre o máximo de dias possível podem ser uma ótima opção para praticar atividades físicas. Além de manter a saúde, a atividade fortalecerá as articulações e ajudará a manter a força muscular. Caminhadas, curtir a natureza, caminhadas e prática de yoga são algumas das opções.
2. Natação
A natação é um exercício divertido, faz bem à saúde e não exige muito esforço. É divertido, relaxante e também promove o desenvolvimento muscular. Além disso, por não causar impacto nas articulações, é ideal para idosos.
3. Pilates
Um dos melhores exercícios para melhorar o equilíbrio, fortalecimento muscular e desenvolvimento do core é o Pilates. Sendo suave e calmo, é bastante ideal para pessoas mais velhas.
4. Tai Chi
É uma atividade conhecida por melhorar a flexibilidade, dar mais energia e ajudar a regular a pressão arterial. Também melhora o desempenho cardíaco, bem como alivia a dor nas articulações. Esta forma gradual e relaxante de exercício é altamente recomendada para idosos.
5. Yoga
Yoga é uma ótima forma de exercício para pessoas que procuram conectar sua mente, corpo e espírito. Além disso, melhora a flexibilidade dos músculos, das articulações e da coluna, o que é importante para o bem-estar do idoso.
6. Musculação
Além de todos os benefícios conhecidos para quem se exercita regularmente, a musculação tem um estímulo para melhorar a massa muscular e resistir a doenças degenerativas. É sempre importante que seja praticado com acompanhamento de um profissional para que não haja complicações.
7. Ciclismo
Beneficiando todo o corpo, o ciclismo trabalha os músculos das pernas, abdômen e braços, além de permitir que as pessoas melhorem seus sistemas cardiovascular e respiratório. Se não quiser sair de casa, aproveite para andar de bike com segurança.
8. Hidroginástica
Não é surpresa que a hidroginástica seja segura e proporcione um bom exercício cardiovascular para idosos. Pode ser praticada em piscinas climatizadas ou em grupos aquáticos, o que torna esta atividade mais divertida.
9. Dançar
A dança é uma ótima atividade para os idosos. Não só lhe dará um bom treino, mas também será uma maneira divertida de relaxar. Pode ser feito de diversas formas como aulas de dança tradicional, clássica e moderna. Também é uma ótima maneira de se divertir com os outros.
10. Jogos e atividades em grupo
Os idosos não precisam ficar restritos a atividades solitárias. Existem muitos jogos divertidos e atividades para jogar juntos que promovem o exercício físico e mental. Como malha, ginástica, shuffleboard, damas, pesca, entre outros.
Considerações finais sobre atividade física para idosos
A atividade física regular pode ser extremamente benéfica para os idosos. Os benefícios foram comprovados para melhorar a saúde óssea, cardíaca, muscular e mental. A atividade física também pode ser um meio útil para melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos idosos.
Os benefícios da atividade física regular incluem:
- Melhora da flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, postura e mobilidade.
- Maior força e resistência muscular.
- Redução do risco de doenças crônicas, qualidades cardiovasculares, pressão arterial e aumento da resistência a doenças.
- Aumento da autoestima e bem-estar mental
- Prevenção de lesões e quedas.
- Redução da incapacidade funcional e dependência do cuidador.
No entanto, os idosos devem sempre falar com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. É importante que qualquer atividade física seja realizada em ambientes seguros e supervisionados por profissionais qualificados para garantir que os objetivos sejam alcançados sem lesões.