Que tal conhecer os 5 melhores exercícios para combater a Obesidade? Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é considerada um problema de saúde pública e infelizmente, a cada ano que passa, o número de pessoas que sofrem da doença aumenta exponencialmente.
Publicidade
Entretanto, com o acesso à informação, combater a obesidade se tornou uma decisão pessoal de: “quero ou não continuar assim”.
Publicidade
Claro! As pessoas precisam se aceitar como são, porém, quando falamos de obesidade, estamos falando de uma doença que direta e indiretamente mata quase 170 mil pessoas por ano (somente no Brasil). Para quem vive mais e com qualidade de vida.
Os melhores Exercícios para Combater a Obesidade
Além de uma Reeducação Alimentar, para quem quer combater a obesidade, é fundamental a prática de atividade física.
Posso emagrecer sem atividade física? Claro que pode! Entretanto, além de você acelerar o processo de emagrecimento, a prática regular de atividade física auxilia diretamente na sua saúde e na estética do seu físico.
Publicidade
Até porque, durante o processo de emagrecimento, é comum que muitas pessoas acabem perdendo massa muscular e consequentemente, sacrificando a sua saúde para “ter” saúde.
Lembre-se, antes de praticar os exercícios para combater a Obesidade, faça um check-up completo com um cardiologista, ok? Vamos lá!
1. Caminhada
Em primeiro lugar, para quem busca os melhores exercícios para combater a obesidade, a caminhada é a sua melhor amiga no primeiro mês do processo de emagrecimento.
Por que? Em grande parte das vezes, a pessoa que se encontra acima do peso vive uma vida sedentária. Logo, não adianta começar do 0 ao 100 com os exercícios, é preciso que o processo seja gradual.
Todavia, junto com a caminhada diária, você pode praticar outras atividades físicas, como a musculação, por exemplo.
2. Musculação
Provavelmente, dentro desse artigo, a musculação é o exercício mais importante para quem quer sair da obesidade? Por quê? Além de ser um exercício sem impacto, ela fortalece todos os seus músculos.
Ou seja, neste caso, a Musculação é um exercício superior à corrida, por exemplo, mesmo que a corrida tenha um maior gasto calórico.
Um erro muito comum entre as pessoas que querem emagrecer é começar a correr. Porém, além dos músculos estarem fracos, o excesso de peso sobre as articulações pode ocasionar lesões séries.
Portanto, sempre que pensar sobre os melhores exercícios para combater a Obesidade, coloque a musculação no topo da sua lista.
3. Natação
Hoje em dia, é impossível falar sobre exercícios para emagrecer sem citar a natação. Pois, além de ser um dos esportes com a menor taxa de lesão do planeta, é uma modalidade extremamente efetiva para queimar calorias.
Uma aula de natação de média intensidade, por exemplo, pode queimar de 600 a 700 calorias em apenas 1 hora.
No entanto, outra grande vantagem da natação é o fato dela ser feita em um ambiente calmo. Dessa forma, 1 hora de natação é menos estressante e menos desgastante do que 1 hora de corrida, por exemplo.
Mas 1 hora de corrida não gasta mais calorias? Na verdade, não! Ambas possuem um gasto calórico muito parecido.
4. Ciclismo
Em quarto lugar, o que o ciclismo tem em comum com as outras atividades físicas citadas anteriormente? Exatamente! O fato de não ter impacto.
Calma! O fato de não ter nenhum exercício com impacto aqui, não significa que você não pode praticar, ok? Porém, é importante saber que alguns exercícios não são recomendados, principalmente nos primeiros meses do processo.
No entanto, caso queira correr, lutar ou mesmo pular corda, não tem problema, desde que execute os movimentos da forma correta para evitar possíveis lesões.
Já imaginou ter que ficar 3 semanas parado por conta de uma lesão boba? Bom, em 3 semanas é o suficiente para você perder até 1 mês inteiro de trabalho duro.
5. Alongamento
Por fim, mas não menos importante, o alongamento é fundamental. Não adianta apenas falar sobre exercícios para combater a Obesidade, voltado à queima de gordura, também é importante pensar na qualidade de vida.
Em apenas 10 a 15 minutos de alongamento diário, você consegue obter diversos benefícios. Além disso, os benefícios do alongamento podem ser notados no momento que você inicia a atividade.
Dentre os benefícios do alongamento, podemos citar 5 que vai mudar a sua qualidade de vida e seu bem-estar para sempre, são eles:
Diminui o Estresse e Ansiedade;
Melhora a qualidade do sono;
Diminui as chances de lesão;
Diminui dores no corpo;
Aumenta a sua disposição ao longo do dia.
O que achou dos 5 exercícios para combater a Obesidade? Já praticou algum dos exercícios acima?