Além disso, encontrar pessoas compartilhando o mesmo objetivo ajuda a sentir-se em um ambiente de camaradagem e o suporte mútuo é ainda maior quando se é parte de um grupo grande.
Conforme os estudos realizados, a participação em atividades físicas em grupo está associada a uma maior adesão às recomendações de prática de atividade física.
Estimula-se a diversão e inovação na atividade física, pois cada grupo invariavelmente irá ter características únicas e os membros do grupo tendem a estar mais abertos a experimentar novas possibilidades, estabelecer metas conjuntas e conquistar novos objetivos em conjunto.
[e-mail]
1. Promoção da saúde e bem-estar
A prática de atividades físicas em grupo é benéfica para a saúde e o bem-estar geral, auxiliando no controle do peso, melhorando a pressão arterial, ajudando a prevenir diabete e doenças cardíacas e aumentando os níveis de energia.
2. Oportunidades sociais
Com a prática de atividades físicas em grupo, os participantes têm a oportunidade de construir relacionamentos com pessoas que têm interesses similares e criar momentos divertidos que ajudam a diminuir o estresse do dia a dia.
3. Incorporação de hábitos saudáveis
Ao participar de atividades físicas em grupo, os indivíduos tendem a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e também podem desenvolver hábitos práticos que irão ajudar a melhorar sua imagem corporal.
4. Aumento da confiança
Quando se trabalha em grupo, os indivíduos acabam beneficiando da forte ligação que eles criam entre si que evidenciam a confiança e a motivação para alcançar seus objetivos.
5. Política de práticas igualitárias
Ao praticar atividades físicas em grupo os participantes acabam adotando políticas igualitárias que ajudam a diminuir as diferenças entre gêneros, raças, etnias, religiões e até mesmo classes econômicas.
6. Otimizado desempenho físico
A prática de atividades físicas em grupo oferece uma ótima oportunidade para que os participantes atinjam seu melhor desempenho físico. Ao interagirem uns com os outros, eles podem atingir seus objetivos de forma mais eficaz, uma vez que eles compartilham conselhos e experiências pessoais.
7. União feminina
Ao praticar atividades físicas em grupo, as mulheres têm a capacidade de buscar a liderança e a autoconfiança, que irá ajudá-las a construir relacionamentos mais fortes com as outras mulheres, estimulando a autoestima e a empoderamento feminino.
8. Melhor concentração
Ao trabalhar em grupo, as atividades físicas auxiliam na melhoria da concentração e da memória, uma vez que os participantes passam a se concentrar melhor nas atividades que estão sendo realizadas e nos minutos de descanso nos quais são criados os planos para a próxima etapa.
9. Estímulo à criatividade
Esses tipos de atividades também auxiliam na estimulação da criatividade, oferecendo a oportunidade de desenvolver trabalhos em equipe em que todos os membros participam igualmente na criação de soluções para problemas práticos.
10. Mais diversão
Por último, mas não menos importante, as atividades físicas em grupo proporcionam momentos divertidos para todos os participantes e oferecem a chance de passar bons momentos com pessoas que você gosta.
Considerações finais
Por fim, ter a oportunidade de exercitar-se em grupo faz com que se consiga a socialização com pessoas que compartilham do mesmo interesse, aumentando assim a consciência social.
O grupo auxilia a unir pessoas com interesses similares e, consequentemente, é acentuado o sentimento de encontrar um espaço onde seja possível encontrar potenciais amizades.
Ou seja, a prática de exercícios em grupo, além de atender às necessidades físicas, também consegue atender às necessidades sociais.