Você sabe o que é Dieta Flexível? No mundo todo, especialistas e profissionais da saúde sempre buscam formas mais simples, rápidas e eficazes para aumentar os resultados de um indivíduo, seja para quem quer emagrecer e/ou ganhar massa muscular.
Você sabe o que é Dieta Flexível? No mundo todo, especialistas e profissionais da saúde sempre buscam formas mais simples, rápidas e eficazes para aumentar os resultados de um indivíduo, seja para quem quer emagrecer e/ou ganhar massa muscular.
Dentre as dezenas de formas utilizadas no mercado, existe a famosa Dieta Flexível, uma das dietas que não é uma dieta mais utilizada pelos profissionais.
Como assim? A seguir, você vai entender um pouco mais sobre a Dieta Flexível, como ela funciona e claro, o porquê ela é tão utilizada ao redor do mundo. Vamos lá!
Antes de mais nada porque a Dieta Flexível não é uma dieta? Na verdade, a Dieta Flexível nada mais é que um conceito de se alimentar. Ou seja, ao invés de você ter um cardápio diário do que comer ou não comer, você vai se alimentar baseado no controle das calorias e dos macronutrientes:
Ou seja, é um tipo de alimentação que permite que você coma Pizza, chocolate, lanche, sorvete, mas sem sair da dieta.
Mas calma! Nem tudo é tão simples e fácil como parece.
Sim! Você pode comer o que quiser, desde que respeite as quantidades de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) da sua dieta. Ficou claro?
Mas afinal, como de fato a Dieta Flexível funciona? A princípio parece um bicho de sete cabeças. Até porque, contar os macronutrientes a cada alimentação parece algo muito complexo, não é mesmo?
Porém, hoje em dia existem aplicativos gratuitos que permitem que você calcule seus macronutrientes da Dieta Flexível e não saia da dieta.
Em conclusão, ela funciona de forma muito simples. Se você precisa comer 3000 kcal por dia de comida, você pode dividir a Dieta Flexível da seguinte forma:
Na hora de fazer a dieta, você precisa pegar o alimento que vai comer e verificar quanto que ele tem em calorias de Proteína, Carboidrato e Gordura. Desse modo, você basicamente vai subtraindo a quantidade de cada nutriente que ele tem da sua janela diária de alimentação.
Sendo assim, se a pizza tem 500 kcal e você pode comer 3000 kcal, logo, terá somente 2500 kcal para ingerir.
Além disso, você precisa verificar a porcentagem que as 500 calorias correspondem desse macronutriente diário.
Vamos dizer que você comeu 10% das proteínas, 20% dos carboidratos e 10% das gorduras, tudo em uma refeição. Isso significa que nas próximas você terá somente 30% de proteínas, 20% de carboidratos e 10% de gordura para ingerir.
Sim! Você pode comer de tudo! Entretanto, como mencionado anteriormente, as calorias e os macronutrientes precisam estar dentro da sua janela de alimentação.
Portanto, você pode comer pizza? Com certeza! Mas você não pode comer 8 fatias de Pizza, até porque, você não vai conseguir encaixar os 8 pedaços dentro da sua janela. Ficou claro?
Sendo assim, o recomendado desse tipo de filosofia de alimentação é basicamente comer alimentos saudáveis ao longo do dia e encaixar uma refeição diferente no dia ou mesmo no final de semana.
Sem dúvidas alguma, a principal vantagem da Dieta Flexível é justamente a Flexibilidade da Alimentação.
Infelizmente, em protocolos fechados, a taxa de adesão de uma dieta é mínima, as pessoas não conseguem passar da primeira semana sem errar. Desse modo, a Dieta Flexível se mostra muito eficaz na adesão das pessoas, pois, ela não limita os alimentos, mas sim, as quantidades de cada alimento.
Em outras palavras, podemos dizer que a Dieta Flexível nada mais é que uma forma mais simples e fácil de vender um estilo de vida saudável para uma pessoa sedentária.
Porém, mesmo para quem já está na Alta Performance, a Dieta Flexível se mostra muito eficaz. No mundo do Fisiculturismo, por exemplo, muitos atletas comentem fazendo este tipo de protocolo.
Você pode comer de tudo! Nesse tipo de alimentação, você tem liberdade para escolher o que vai comer. Sendo assim, o sucesso ou fracasso da sua dieta é de sua responsabilidade.
Portanto, para quem realmente quer ter resultados sólidos com a Dieta Flexível, o ideal é ter bom senso e comer alimentos saudáveis e nutritivos. Mas claro, sem deixar de sair com os amigos ou com a sua família.
Se você tem um evento no final de semana, por exemplo, você pode adaptar a sua dieta comendo um pouco menos durante a semana para abusar um pouquinho mais no evento. Ao final, a sua Dieta é Flexível.
Você está aqui: