- 1 xícara e meia de arroz branco lavado
- 3 xícaras de água
- 1 litro de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 pau de canela
- 3 cravos-da-índia
- 1 lata de leite condensado
- Canela em pó a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela grande, coloque o arroz, a água, o sal, a canela e os cravos e leve ao fogo alto até ferver.
- Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água secar, mexendo de vez em quando.
- Adicione o leite e o açúcar e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e o leite engrossar um pouco.
- Desligue o fogo e acrescente o leite condensado, mexendo bem.
- Transfira o arroz doce para uma travessa ou para potinhos individuais e polvilhe canela em pó a gosto. Sirva quente ou frio, como preferir.
Qual é a origem do arroz doce?
A origem do arroz doce é incerta, mas acredita-se que ele tenha surgido na Ásia, há mais de 2 mil anos. Na China antiga, o arroz era cozido em leite e adoçado com mel, sendo usado como remédio na medicina tradicional. Na Índia, o arroz doce era chamado de kheer e era feito com leite, açúcar, cardamomo e frutas secas, sendo servido em ocasiões especiais e festivais religiosos.
No século XVI, o arroz doce foi levado para a Europa pelos árabes, que o aromatizavam com açafrão, água de rosas e pistache. Na Península Ibérica, o arroz doce ganhou o nome de arroz de leite e era feito com leite, açúcar, canela e casca de limão. Na França, o arroz doce era considerado um prato de luxo e era enriquecido com gemas, manteiga, baunilha e frutas cristalizadas.
No Brasil, o arroz doce chegou com os colonizadores portugueses e se tornou uma sobremesa típica das festas juninas e da culinária caipira. Aqui, o arroz doce ganhou o toque do leite condensado, do coco e de outras variações regionais.
Quais são os melhores acompanhamentos para o arroz doce?
O arroz doce é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e com a ocasião. Alguns exemplos são:
- Calda de goiabada: para fazer uma calda de goiabada, basta derreter 300 g de goiabada em uma panela com 1 xícara de água, mexendo até ficar homogêneo. Sirva sobre o arroz doce e se delicie com essa mistura de sabores.
- Geleia de frutas vermelhas: para fazer uma geleia de frutas vermelhas, basta levar ao fogo uma panela com 2 xícaras de frutas vermelhas frescas ou congeladas (como morango, framboesa, amora e mirtilo), 1 xícara de açúcar e 1/4 de xícara de água, mexendo até engrossar. Sirva sobre o arroz doce e aproveite o contraste entre o doce e o azedinho.
- Doce de leite: para fazer um doce de leite caseiro, basta cozinhar uma lata de leite condensado em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-la, por cerca de 40 minutos após pegar pressão. Deixe esfriar completamente antes de abrir a lata e sirva sobre o arroz doce, para uma sobremesa irresistível.
Aprenda a fazer um Bolo de Coco Bem Fresquinho
Conclusão
O arroz doce é uma sobremesa fácil, versátil e deliciosa, que pode ser feita de diferentes formas e com diferentes ingredientes. Neste artigo, você aprendeu 5 dicas para fazer um arroz doce perfeito, além de conhecer um pouco da história e da origem dessa receita. Você também viu algumas sugestões de acompanhamentos para o arroz doce, que podem deixá-lo ainda mais saboroso. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa sobremesa!
E você, gostou das dicas? Tem alguma receita de arroz doce que queira compartilhar? Deixe sua opinião e suas sugestões nos comentários!