Porque a Jardinagem comunitária é uma fonte de bem estar pessoal

Publicidade

 

 

 

 

 

A jardinagem comunitária tem sido uma das lutas mais importantes pela emancipação social na última década. Consiste na criação de hortas coletivas por meio de processos organizacionais promovidos pelos moradores das comunidades, a fim de satisfazer suas necessidades alimentares e promover a inclusão de seus membros. Esses ganhos sociais também acompanham os benefícios para o bem-estar pessoal por meio do aprofundamento da conexão com a natureza.

Publicidade

Entre os benefícios trazidos pela horta comunitária para o bem-estar pessoal estão a melhora na saúde mental, social e física dos membros envolvidos na prática. A natureza torna-se parceira na sua ligação ao meio ambiente através da exploração autêntica promovida pela horta comunitária. O contato direto com a terra, a observação do ciclo de vida das plantas e dos alimentos, movem novas experiências e fomentam a criatividade humana.

Publicidade

Além disso, a horta comunitária fortalece as relações interpessoais, proporcionando um espaço de diálogo por meio do trabalho em equipe. É comum ver membros da comunidade se reunirem nessas ocasiões para compartilhar seus conhecimentos, histórias e experiências.

Ainda assim, o exercício do autoconhecimento é promovido quando se dedica tempo à jardinagem e à contemplação das mudanças provocadas pela natureza. Dessa forma, os desafios impostos pela organização dos espaços e práticas de jardinagem provocam profundas reflexões e promovem um aprendizado nunca vivenciado.

Publicidade

Quais são os benefícios pessoais de praticar a horta comunitária?

A horta comunitária oferece uma série de benefícios pessoais que podem ajudar a melhorar a saúde física, mental e social.

1. Saúde física: Estudos mostram que a jardinagem comunitária pode ajudar a diminuir as taxas de pressão arterial e melhorar outros fatores de risco para doenças cardíacas. Além disso, manter-se fisicamente ativo realizando tarefas de jardinagem, como cavar, regar e colher, pode aumentar o condicionamento físico.

2. Saúde mental: Participar de projetos de jardinagem comunitária é uma ótima maneira de reduzir o estresse, reduzir o risco de depressão e estimular o bem-estar geral. A prática da jardinagem também pode ser usada como uma forma de meditação para clarear a mente.

3. Saúde social: Além de construir conexões com a vizinhança, a horta comunitária também pode ajudar a promover novos relacionamentos e criar um senso de comunidade. Esses laços podem ser fortalecidos compartilhando as colheitas sazonais e celebrando juntos as vitórias no jardim.

Como desenvolver boas conexões na horta comunitária

1. Estabeleça relações de colaboração com todos os envolvidos. Pacotes de ofertas de parceria que reconhecem as contribuições de todos os envolvidos, desde equipes governamentais, profissionais, fundações e organizações comunitárias até moradores do bairro.

2. Promover eventos e reuniões da comunidade. Organize repetições regulares de jardinagem comunitária e incentive a discussão de tópicos relacionados ao projeto. Convide representantes locais para participar dessas reuniões e crie um espaço onde os participantes possam discutir sugestões e decidir como enfrentar os desafios locais da jardinagem.

3. Estabeleça um canal de comunicação eficaz. Oferecer oportunidades para os residentes participarem do projeto. Peça sugestões para projetos futuros e incentive os participantes a se reunirem para trabalhar. Crie um site dedicado à jardinagem comunitária que inclua detalhes de contato de todos os membros envolvidos.

4. Forneça treinamento adequado. Assegurar que todos os membros do projeto, incluindo os residentes, recebam instrução adequada em técnicas e meios para resolver problemas relacionados à horticultura comunitária.

5. Promover a sustentabilidade e reutilização de materiais. Ensine os moradores locais a reutilizar materiais e economizar água e energia. Ofereça ideias de manutenção que tornem os jardins comunitários sustentáveis e compartilhe soluções para os desafios da comunidade.

Afinal | Qual é a conexão entre jardinagem comunitária e bem-estar pessoal

A horta comunitária está ligada ao bem-estar pessoal de várias maneiras. Ele oferece uma ótima maneira de se conectar com vizinhos, comunidades locais e até mesmo, em alguns casos, com o meio ambiente. Através dela, podemos colaborar e compartilhar nossa paixão por plantas e bons resultados.

É uma oportunidade de praticar nossas habilidades de jardinagem e cultivar nossa criatividade, trabalhando juntos para formar um jardim bonito e produtivo. Trabalhar ao ar livre também estimula a conexão entre mente e corpo, relaxando os sentidos e ajudando a gerar um estado de bem-estar físico e mental.

Participar de uma horta comunitária pode nos dar um senso de propósito ainda maior, permitindo-nos criar conexões profundas com o que nos cerca enquanto desfrutamos e compartilhamos os frutos do esforço de nossa equipe.

Considerações finais

A horta comunitária pode ser extremamente benéfica para os participantes, pois mais do que fornecer produtos alimentícios, ela também promove o bem-estar geral.

A jardinagem pode reduzir os níveis de estresse, melhorar a autoestima, promover sentimentos positivos, aumentar a socialização, melhorar a saúde mental e a consciência ambiental.

Além disso, é uma ótima forma de se exercitar e passar um tempo com a natureza ao invés de estar em casa, que visa saúde e bem-estar também. Para entender melhor os benefícios da horta comunitária, é importante que as pessoas participem, pois terão uma experiência gratificante e satisfatória.

Ao final, vale ressaltar que a horta comunitária tem o potencial de melhorar o bem-estar da comunidade, sendo uma experiência única e gratificante para todos que dela participam.

Você está aqui:

Acesse nosso Grupo