Gerenciamento do estresse é uma habilidade importante em nossa vida cotidiana. O estresse pode vir de fatores internos e externos, e, se não tratado, resultar em problemas de saúde física ou mental.
Gerenciamento do estresse é uma habilidade importante em nossa vida cotidiana. O estresse pode vir de fatores internos e externos, e, se não tratado, resultar em problemas de saúde física ou mental.
A capacidade de reconhecer a fonte e os sinais de estresse, e aplicar técnicas eficazes para lidar com isso, pode ajudar as pessoas a se sentirem mais equipadas para gerenciar suas vidas.
Os indivíduos que enfrentam altos níveis de estresse podem experimentar sentimentos prolongados de ansiedade, tristeza, preocupação e fraqueza.
Estresse também pode resultar em sintomas físicos como dores de cabeça, dor no peito, dores musculares e problemas digestivos.
Além disso, o estresse pode levar a mudanças na pressão arterial, insônia, problemas sexuais e diminuição do desejo geral. O gerenciamento do estresse envolve muitas técnicas diferentes para lidar com os sintomas psicológicos e físicos.
Estas podem incluir mudanças na alimentação, exercício regular, meditação a respirar profundamente, assim como ter a orientação de especialistas. Uma combinação dessas técnicas pode ajudar as pessoas a reduzirem seu estresse, adquirirem uma visão saudável da vida e desenvolver habilidades de autocuidado.
1. Falta de controle: sentindo que não tem controle sobre situações ou eventos importantes na vida gera estresse significativo.
2. Necessidade de altas expectativas: tentar conciliar várias responsabilidades em um curto espaço de tempo, além das altas expectativas contribui para o estresse.
3. Dificuldade em lidar com mudanças: o estresse é comumente associado à mudanças no ambiente ou na vida que afetam as rotinas, demandam alterações no comportamento ou em padrões de sono, entre outros.
4. Fatores ambientais: fatores deste tipo relacionam-se a barulhos, cheiros, aglomeração, desconforto, situações desfavoráveis de trabalho, etc. Estes fatores podem ser muito constantes na vida de algumas pessoas, contribuindo para uma jornada laboral ou estudos exaustivos.
5. Baixa autoestima: a baixa autoestima ou sentimentos de inutilidade contribuem para o estresse.
6. Pensamentos negativos: pensamentos negativos, perpetuados por motivações distorcidas, contribuem muito para o estresse.
7. Falta de habilidades sociais: para lidar com as relações sociais ou eventos importantes, competências e habilidades sociais adequadas são importantes. A falta destas habilidades ou a incapacidade para desempenhá-las, pode levar ao estresse.
8. Abuso de substâncias: o uso e abuso de substâncias psicoativas, ou seja, álcool, tabaco, drogas, pílulas e etc, além de promoverem outros problemas, podem contribuir para o surto de estresse.
1. Faça uma pausa: Tome um momento para respirar profundamente, relaxar seus músculos e mudar seu foco por alguns minutos.
2. Exercício regularmente: A prática de exercícios físicos, tanto como aeróbicos e musculação, tem sido encontrada como um dos melhores tratamentos para o estresse.
3. Manter uma alimentação equilibrada e saudável: Uma dieta saudável fornece-lhe os nutrientes essenciais para ser alerta e continuar a se sentir energizado durante todos os dias.
4. Medite: A prática da meditação e da mindfulness pode ajudar a desacelerar a respiração, desacelerar o ritmo cardíaco e permiti-lo controlar seus pensamentos.
5. Aproveite ao máximo seu tempo livre: Manter-se ocupado com passatempo, lazer e atividades sociais mantém o estresse longe, assim como lhe permite relaxar e recarregar baterias.
6. Dormir bem: Uma noite sem uma boa quantidade e qualidade de sono pode afetar o seu humor e nível de energia e capacitar a sobrecarregar mais facilmente.
7. Faça algo diferente ou inesperado: Experimente uma nova atividade ou desafie-se com um novo projeto. Estimulará a sua mente e lhe dará uma sensação de realização.
8. Pratique a respiração profunda: Aprender a controlar a sua respiração lhe permite evitar o ciclo de respiração acelerada associado com o estresse, e também permitirá controlar mais facilmente os pensamentos e sentimentos.
1. Melhoria da saúde: O estresse não tratado pode aumentar o risco de algumas doenças, além das já conhecidas doenças cardiovasculares, como doenças autoimunes, distúrbios alimentares, câncer entre outras. Ao tratar o estresse, você pode melhorar significativamente a sua saúde geral.
2. Melhoria da qualidade de vida: Quando você está tão longe do estresse, você pode desfrutar de momentos positivos na vida e reduzir ou eliminar alguns dos sintomas negativos associados à ansiedade.
3. Melhoria da produtividade: O gerenciamento do estresse também permite que você se concentre mais facilmente nas tarefas em mãos, se comprometendo mais com os resultados desejados e resultando em melhor desempenho.
4. Melhor concentração: Quando você está ansioso, é mais difícil manter a concentração, pois todos os seus pensamentos estão lutando uns contra os outros para se destacar. A adoção de estratégias de gerenciamento de estresse pode ajudar você a se concentrar melhor e se tornar mais eficaz.
5. Satisfação pessoal: Quando você está estressado, parece impossível se sentir feliz ou ver algum sentido na vida. O gerenciamento do estresse ajuda você a canalizar as emoções negativas de forma saudável, permitindo que você recupere o senso de propósito e vontade de prosperar.
Você está aqui: