Você já ouviu falar sobre os benefícios da meditação? Hoje em dia, enquanto problemas do século passado ficaram para trás, infelizmente, outros problemas surgiram, como a ansiedade que atinge mais de 80% da população.
Você já ouviu falar sobre os benefícios da meditação? Hoje em dia, enquanto problemas do século passado ficaram para trás, infelizmente, outros problemas surgiram, como a ansiedade que atinge mais de 80% da população.
Porém, ao invés de resolver o problema, grande parte das pessoas procuram por métodos simples, como o uso de remédios, por exemplo.
Pensando nisso, a seguir, vamos falar sobre os 5 principais benefícios da meditação, entre eles, a redução do estresse e da ansiedade. Vamos lá?
Mas afinal, quais os benefícios da meditação? Hoje em dia, muitas pessoas associam a meditação com uma religião. Mas isso é um erro! Na verdade, a meditação nada mais é que uma junção da concentração e respiração.
Em outras palavras, é fazer com que o ritmo do seu corpo sincronize com o ritmo da sua respiração. Dessa forma, principalmente para pessoas com mais experiência, é possível entrar no que chamamos de Relaxamento Total, é como se você estivesse dormindo. Mas a meditação funciona? Em 2011 na Universidade de Massachusetts foi publicado um estudo sobre os benefícios da meditação que é utilizado em campo até os dias de hoje. Veja a seguir alguns deles.
Em primeiro lugar, dentre os benefícios da meditação, a redução do estresse é o primeiro a ser percebido.
Por quê? Principalmente por trabalhar a respiração de uma forma guiada, o seu coração e a sua mente passam a trabalhar na mesma frequência da respiração, ou seja, você relaxa.
Até porque, após poucos minutos de meditação, a sua frequência cardíaca reduz e consequentemente diminui os níveis de cortisol e os hormônios do estresse do seu organismo.
E a ansiedade? A partir do momento que seu coração desacelera, a sua mente também desacelera.
Desse modo, o seu cérebro simplesmente passa a pensar menos e consequentemente você para de pensar no passado ou no futuro, diminuindo sintomas de ansiedade e até mesmo depressão.
Como mencionado anteriormente, a meditação nada mais é que a concentração junto com a respiração, é como se você entrasse em um mundo paralelo.
Porém, essa prática não possui benefícios somente durante a prática, mas sim, ao longo de todo o seu dia. Até porque, a partir do momento que você foca na sua respiração, o seu cérebro aprende a focar e a se concentrar em todas as outras tarefas.
Posteriormente, através do foco, você consegue aumentar a sua produtividade, inibindo a procrastinação.
Em terceiro lugar, quando falamos sobre os benefícios da meditação, também falamos do sono.
Hoje em dia, infelizmente, o sono perdeu a sua importância, as pessoas acreditam que dormir é perda de tempo. Porém, o que as pessoas não sabem, é que um boa noite de sono não só aumenta a sua produtividade, mas melhora todas as funções do seu organismo, seja física ou mental.
O que isso significa? Bom, significa que dormir não é perda de tempo, mas sim um investimento. Em outras palavras, é como se você pagasse 2 horas do seu dia para receber 4 horas de produtividade.
Claro, isso não são dados comprovados, apenas uma forma simples para demonstrar a importância de um “boa noite” de sono.
Por que preciso de autocontrole? Embora pode não parecer, qualquer coisa que acontece no seu dia pode afetar não só aquele momento, mas vários anos da sua vida.
Brigou com um amigo? A briga pode durar 10 segundos, mas os impactos dessa briga podem afetar a sua vida como um todo. Agora você pensa, e se você não tivesse brigado?
Embora os conflitos sejam inevitáveis, a forma como você lida com eles pode mudar a sua qualidade de vida. Por quê? Quem não gosta de deitar a cabeça no travesseiro e simplesmente relaxar? Não pensar em absolutamente nada? Bom, tendo autocontrole, isso vai se tornar algo muito mais frequente na sua rotina.
Por fim, dentre os benefícios da meditação, esse é um dos melhores, principalmente para o mundo em que vivemos.
Atualmente, por conta de diversos fatores, mas principalmente do mundo digital, nosso cérebro não precisa trabalhar como antes e assim como o músculo fica menor quando não é treinado, isso também acontece com o cérebro.
Neste caso, a meditação, além de diminuir os impactos no cérebro, também auxilia no crescimento de novas células cerebrais, principalmente em regiões associadas às emoções, memória e aprendizagem. Interessante, não é mesmo?
O que achou dos benefícios da meditação? Bom, assim como o sono, tirar 30 minutinhos do seu dia para meditação não é um gasto, mas sim, um investimento.
Sendo assim, para quem deseja ter uma vida saudável e plena, a fórmula mágica para a qualidade de vida é a junção de 3 fatores: atividade física, meditação e alimentação saudável.
Você está aqui: