Como fazer o ovo mexido cremoso em casa
Fazer o ovo mexido cremoso em casa é muito simples e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes e de uma frigideira. Veja o passo a passo a seguir:
- Quebre dois ovos em uma tigela e bata com um garfo ou um batedor de arame, até ficarem homogêneos. Adicione duas colheres de sopa de leite, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino, e misture bem. Você pode usar leite integral, desnatado ou vegetal, de acordo com a sua preferência.
- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo e derreta uma colher de sopa de manteiga. Você pode substituir a manteiga por óleo, azeite ou margarina, se quiser.
- Despeje a mistura de ovos na frigideira e cozinhe, mexendo delicadamente com uma espátula, até que os ovos estejam cozidos, mas ainda cremosos e úmidos. Não mexa demais, para não quebrar os ovos em pedaços muito pequenos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho da frigideira e a intensidade do fogo, mas geralmente leva de 3 a 5 minutos.
- Transfira o ovo mexido cremoso para um prato e sirva em seguida, ou mantenha aquecido em banho-maria, se preferir. Você pode polvilhar queijo ralado, salsinha picada ou outro tempero de sua escolha por cima, para dar um toque especial.
A origem do ovo mexido cremoso
Não se sabe ao certo qual é a origem do ovo mexido cremoso, mas existem algumas teorias. Uma delas é que ele foi inventado na França, no século XVII, por um cozinheiro chamado François Pierre de La Varenne, que teria criado a receita para agradar ao rei Luís XIV, que gostava de ovos bem cozidos. Outra é que ele foi criado na Inglaterra, no século XVIII, por um chef chamado Robert May, que teria publicado a receita em um livro de culinária. Há também quem diga que ele tem origem americana, e que foi popularizado pelos colonos que chegaram à América do Norte.
O que se sabe é que o ovo mexido cremoso é uma receita clássica em vários países, especialmente nos Estados Unidos, na Inglaterra e na França, e que cada um tem a sua versão. Por exemplo, nos Estados Unidos, ele é servido com bacon, torradas e geleia, e é chamado de scrambled eggs. Na Inglaterra, ele é servido com salsichas, feijão e cogumelos, e é chamado de english breakfast. Na França, ele é servido com pão, manteiga e geléia, e é chamado de oeufs brouillés.
Os melhores acompanhamentos para o ovo mexido cremoso
O ovo mexido cremoso é uma receita versátil, que pode ser servida com diversos acompanhamentos. Aqui estão duas sugestões que combinam muito bem com ele:
- Pão: O pão é um acompanhamento simples, mas que faz toda a diferença. Você pode escolher o tipo de pão que mais gostar, como francês, integral, de forma ou de milho. Você pode torrar o pão e passar manteiga, requeijão, cream cheese ou outro patê de sua preferência. O pão ajuda a absorver o molho do ovo mexido cremoso, e também a saciar a fome.
- Salada: A salada é um acompanhamento saudável, que ajuda a equilibrar a refeição. Você pode fazer uma salada simples, com alface, tomate e cenoura, ou uma salada mais elaborada, com folhas variadas, frutas, queijo, nozes ou o que mais gostar. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, limão, sal e pimenta, ou com um molho de sua escolha. A salada adiciona frescor, cor e textura à refeição, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras.
7 Dicas para Fazer um Delicioso Salpicão de Frango
Conclusão
O ovo mexido cremoso é uma receita simples, rápida e deliciosa, que pode ser feita em qualquer ocasião. Além de ser gostosa, ela também é nutritiva, pois contém proteínas, vitaminas e minerais que fazem bem para o corpo. Você pode fazer o ovo mexido cremoso em casa, usando os ingredientes que você tiver à mão, e servir com pão, salada ou outro acompanhamento de sua escolha. Experimente essa receita e compartilhe a sua opinião e as suas sugestões nos comentários. Espero que você tenha gostado deste artigo e até a próxima.